MANTENHA A BOCA FECHADA!
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda"
Pv 16:18
 
     Conta-se a seguinte história: Um sapo estava a fim de escapar do clima frio do inverno que se aproximava. Alguns gansos lhe sugeriram que ele migrasse com eles. Mas o problema é que sapo não voa! Não tem asas, não sabe voar... Depois de pensar um pouco, o sapo disse: "Deixa comigo! Eu não tenho asas, mas tenho um cérebro esplêndido". Em seguida pediu a dois gansos que segurassem uma
vara forte, um em cada ponta. O sapo prendeu-se à vara com a boca. E assim, os gansos, em vôo, suspenderam o sapo e começaram a viagem aérea de migração. Quando passavam por cima de uma cidadezinha, os habitantes saíram para ver o inusitado espetáculo. Afinal, nunca tinham visto um sapo ser transportado (e daquele jeito!) por gansos! Foi quando alguém perguntou: "A quem se deve esta brilhante idéia de transportar o sapo pendurado pela boca em uma vara?" O sapo, sentindo-se orgulhoso e importante e não querendo perder a chance de se promover, abriu a boca para dizer: "A idéia é minha!"E este orgulho foi sua ruína. Ao abrir a boca, o sapo, é claro, despencou das alturas no vazio e morreu estatelado no chão...
     Já dizia o sábio rei Salomão: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda".  Esta verdade nos deve levar a procurar aprender a mantermos  a boca fechada quando somos tentados a nos auto promover ou quando  pensamos em nos gabar de feitos realizados. Pensemos antes no Senhor, nosso Deus, que coroa a humildade com bênçãos, e o arrependimento com o perdão. O sábio rei Salomão também disse: "Seja o outro que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios"Pv 27:2. Quanto mais tempo gastamos louvando a Deus pelos feitos que Ele realizou e continua realizando, tanto menos tempo teremos para falar de nós mesmos e das nossas pequenas virtudes ou vitórias.
     Alguém disse: "Deus nunca olha para cima!" Por mais que avance no seu conhecimento tecnológico, por mais que melhore a sua condição de vida e por mais progresso que a sua ciência possa gerar, o homem continua sendo uma criatura, e Deus continua sendo o Criador que não tem ninguém e nem nada acima dEle para olhar. Saibamos, portanto, trilhar o caminho da humildade!

Oremos: Senhor Jesus, Tu que te humilhaste abandonando a glória celestial para te fazeres igual a nós, encarnado, ensina-nos a humildade, o arrependimento, a simplicidade e o respeito ao próximo, sem que achemos que somos melhores ou privilegiados, por termos recebido um cargo ou um pouco dos fragmentos de tua infinita sabedoria. Por amor de ti mesmo. Amém!
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog