O ÓDIO
 
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva (ou ódio em algumas traduções) do seu irmão será julgado"
Mt 5:22
 
Resultado de imagem para figuras de pessoas com ódio 
 
        Um dos mais apreciados textos da Bíblia é conhecido com "Sermão do Monte"ou "Sermão da Montanha". Nele, Jesus dá aos seus discípulos orientações para a vida. Um dos temas sobre o qual Jesus falou foi o ódio.
        Falar sobre o ódio não é uma tarefa das mais agradáveis. Mas existem temas desagradáveis que precisam ser tratados. O ódio existe a faz parte da experiência humana. Diariamente convivemos com cenas em que o ódio está presente. E mesmo em nossa vida, infelizmente, é assim.
        O que Jesus ensinou no Sermão do Monte é que toda manifestação de ódio é prejudicial. Jesus disse: "Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva (ou ódio em algumas traduções) do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: 'Você não vale nada' será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno" Mt 5:22. O mal  não existe apenas quando a agressão física termina em assassinato. Qualquer manifestação de ódio causa danos. Ainda que seja apenas uma ofensa verbal.
        Não é isso que vemos todos os dias? Quantas vezes, irmãs e irmãos, dentro de uma casa, se tratam com ódio? Quantas vezes marido e esposa se tratam com ódio? Quantas vezes colegas de trabalho se tratam com ódio e menosprezo?
        O que Jesus recomenda para superar esse horrível sentimento? Jesus diz que não adianta sermos piedosos e acharmos que tudo pode se resolver com uma oferta a Deus. Ele diz que, antes de mais nada, cada um deve procurar se reconciliar com a pessoa com a qual tem problemas.
        Não deixe o ódio tomar conta do seu coração. Procure reconciliar-se, procure pedir e oferecer perdão. Procure uma vida plena de amor. Foi isso o que Jesus fez por você. Em vez de retribuir com ódio os nossos pecados, em vez de condenar os que agiam contra ele, Jesus perdoou e amou. Ele sofreu e morreu em nosso lugar. Pagou nossa culpa e nos garantiu a vida eterna. Tudo isso ele fez por nós, por causa do seu amor, deixando qualquer sentimento torpe, como o ódio, de lado. Pense nisso e siga seu exemplo.

OREMOS: SENHOR DEUS, PERDOA TODAS AS VEZES EM QUE O ÓDIO DOMINOU MEU CORAÇÃO. AJUDA-ME A VENCER ESSE SENTIMENTO E A VIVER COM AMOR PELOS OUTROS. AMÉM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog