Meditação para o Domingo

PAGUE O QUE É DEVIDO
 
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio 
 
"Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem as autoridades"
Rm 13:7 
 Resultado de imagem para figura de uma placa de trânsito escrito PARE
       
 PARE! O que esta placa, em uma esquina, indica ao motorista? Parece óbvio mas não é tanto assim. Observe o nosso trânsito e você vai ver que, em grande parte dos casos, ela quer dizer "siga devagarinho" ou "só dê uma olhada e pise fundo". Por outro lado, se você tiver a oportunidade de observar a mesma situação em outros países, verá que, para quase todos os motoristas, "PARE!"quer dizer "pare mesmo".
        "Mas isso é ser muito detalhista", alguém dirá. Tudo bem, pode ser. Mas essa ilustração serve para refletir sobre o fato de que não é raro criarmos novas leis, leis pessoais, para enfrentarmos as leis reais de nosso país. Uma delas é a lei dos impostos. "Pague impostos", em muitos casos, quer dizer, "pague apenas um pouco", "Vê lá o que vai pagar" ou ainda, "para que pagar se muitos roubam? O negócio é sonegar" e o famoso "Se eu pagar todos os impostos, não sobrevivo".
        Por mais difícil que o assunto seja, o texto de Romanos, capítulo 13, versículo 7 não poderia ser mais claro: "Portanto paguem ao governo o que é devido. Paguem todos seus impostos e respeitem e honrem as autoridades". Uma vez que, como cristãos, seguimos a Palavra de Deus, e ela nos recomenda obedecer às autoridades, inclusive pagando impostos, já sabemos qual o nosso dever como cristãos.
        Existem vários argumentos a favor da sonegação parcial, quase parcial ou opcional, e eles podem até ter sua razão em nosso contexto social e econômico. Mas não podemos nos esquecer de que Jesus nos livrou da dívida maior, pagando por nossa salvação na cruz e no túmulo vazio, para vivermos uma vida diferente do que as pessoas ao nosso redor nos pessionam a fazer. Nós fomos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo.
        É difícil? Bastante. Manter-se correto em um mundo de dificuldades às vezes é semelhante a, com um carro básico, popular,1.0, querer competir com um carro de fórmula um. Mas com a força que Deus nos dá, vale a pena tentar viver com correção. Isso faz diferença. Veja o que aconteceu aos "espertos empresários" da Lava Jato e tire suas próprias conclusões. Deus não erra nunca!

OREMOS: SENHOR JESUS, AJUDA-ME A VIVER CONFORME SUA VONTADE, POR MAIS DIFÍCIL QUE ELA POSSA PARECER EM ALGUNS MOMENTOS. LHE PEDIMOS ISSO EM SEU SANTO NOME, AMÉM!
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog