Continuando nossa abordagem sobre o Decálogo, vamos ver agora a quais objetivos a Tábua dos Dez Mandamentos serve. Vamos abordar três facetas: A Lei como freio, A Lei como espelho e a Lei como norma. Após isso, encerramos definitivamente a abordagem sobre esse assunto. Vamos lá!
A LEI DE DEUS COMO FREIO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor; quer seja ao rei, como soberano; quer às autoridades como enviadas por Ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvor dos que praticam o bem"
1Pe 2:13, 14
A LEI TEM TRÊS OBJETIVOS. HOJE ESTUDAREMOS O PRIMEIRO DELES: A LEI COMO FREIO
Durante os últimos dias (excluindo os posts sobre o Natal), meditamos sobre a Lei de Deus. Esta Lei serve a três grande propósitos. Estes são algumas vezes referidos como freio, espelho e norma. Hoje queremos falar sobre o primeiro uso da Lei de Deus: A Lei como freio.
A Lei de Deus funciona como um freio. Em que sentido? Ele freia as pessoas de viverem de maneira descontrolada. Assim, a Lei de Deus mantém a ordem e a honestidade no mundo, de modo que a sociedade possa continuar existindo em paz e harmonia.
O apóstolo Pedro, no texto bíblico lido no início desta mensagem, se refere a "instituições humanas", que Deus quer que respeitemos. Por meio destas instituições, Deus quer que o mundo tenha ordem e as pessoas possam viver e ter seus direitos resguardados. É claro que por serem instituições humanas, são imperfeitas. No entanto, seu propósito deve ser de castigo dos malfeitores e de louvor aos que praticam o bem. Isto quer dizer: Deus espera das instituições desse mundo, dos governos, por exemplo, que incentivem o bem e lutem contra o mal, a desordem ou a injustiça.
Deus tem um propósito benigno. Quer que possamos viver neste mundo, com relativa justiça e paz, mas, principalmente que o seu Evangelho da Salvação em Jesus continue a ser anunciado, trazendo vida e paz eternas.
OREMOS: Ó DEUS, ABENÇOA TODAS AS INSTITUIÇÕES PARA QUE HAJA PAZ E JUSTIÇA ENTRE NÓS E, ESPECIALMENTE, QUE O TEU EVANGELHO DA SALVAÇÃO CONTINUE A SER ANUNCIADO. AMÉM!
Comentários
Postar um comentário