FIM DE ANO, UM MOMENTO DE REFLEXÃO!
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Guie-me o teu bom Espírito por terreno plano"
Sl 143:10
O Espírito Santo de Deus nos guiará pelo bom caminho
Esta súplica do salmista Davi deve ser a nossa oração no fim de mais um ano.
Fim de ano é época de retrospectiva. Época de avaliação. Época de certezas e também de arrependimentos. Jamais deveríamos iniciar uma nova caminhada sem fazer uma avaliação criteriosa da anterior. É preciso saber o que deu certo e o que não deu certo, para assim podermos repetir os acertos e evitar os erros. Mas, na verdade, parece que poucos o fazem. A maioria embriaga-se com festividades, presentes, encontros e brindes, sem tirar o tempo necessário para aquela parada estratégica tão importante que cada um precisa fazer, a fim de evitar uma caminhada em círculos, que leva à desilusão e à depressão.
É preciso, pois, olhar para trás. E aquele que o faz com critérios cristãos, certamente erguerá as suas mãos aos céus em sinal de agradecimento pelas inúmeras bênçãos concedidas pelo Deus todo poderoso. Aliás, o simples fato de ter-nos permitido viver mais um ano e termos chegado ao fim deste último ano, já é motivo suficiente para agradecer. Mas não é só isso. Quem sabe, poderíamos lembrar de detalhes como a oportunidade de trabalho que nos foi concedida, o filho ou filha que nos foi dado e que nos deu tantas alegrias. Talvez possamos lembrar os amigos e os irmãos na fé. Ou as tantas oportunidades de crescimento espiritual e também as oportunidades de colocar em prática a nossa fé. Enfim, aconteceram, ou não, coisas boas e bonitas? Existem, ou não, motivos para agradecer e louvar a Deus?
Por outro lado, não podemos fechar os olhos para os erros que cometemos. Necessário se faz analisarmos e assumirmos nossos erros, sem procurarmos nos evadir da responsabilidade. É preciso ter coragem para olharmos também para essa realidade que vivenciamos e para tomarmos as medidas necessárias a fim de que tantos erros não se repitam mais. Na verdade, o bom Espírito de Deus quer estar conosco, quer nos ajudar a agradecer pelas coisas boas que tivemos e também quer nos ajudar a melhorar aquilo que precisamos melhorar. Por isso, oremos no fim dessa jornada de 2017, e em vista da nova jornada de 2018:
SENHOR, "GUIE-ME O TEU BOM ESPÍRITO POR TERRENO PLANO". Amém!
Amém!
ResponderExcluir2017 para mim será marcado para sempre.Nele renasci em Cristo.
Gratidão sempre !