NOTÍCIA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês- o Messias, o Senhor"
Lc 2:11
Pedro estava trabalhando muito naquele fim de ano e já via que a própria véspera de Natal estava comprometida. Não tinha muita esperança de poder estar mais cedo em casa. No dia 23, ele trabalhava normalmente quando um colega lhe disse: "o chefe quer falar com você". Imediatamente foi à sala dele e ouviu a notícia: -"Pedro, você não precisa vir amanhã. O dia 24 é seu. Aproveite!"
Pedro, então, agradeceu, votou ao trabalho e no dia seguinte nem lembrou. Foi trabalhar normalmente.
Mas como? Ganhar uma notícia dessas e reagir assim? Quem não gostaria de ter um chefe desses! Pedro deveria ter saído correndo ao final do expediente para contar à família!
Os pastores da história natalina (também chamados por muitos de reis magos, veja nota explicativa abaixo), receberam, enquanto trabalhavam, uma notícia espetacular, de um jeito mais espetacular ainda: dos anjos do céu. Diz o Evangelho de Lucas: "Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês- o Messias, o Senhor"Lc 2:11. Os pastores tinham a opção de dizer: "legal, depois a gente se vê". Mas não! Abandonaram o que estavam fazendo e saíram correndo, felizes, para conferir a maravilha. E acharam. Creram e por isso, viram. E depois, falaram também!
Qual a sua reação diante da notícia do Natal? Deus, feito homem, que se preocupa com você, que dá sua vida para que você viva, tenha sentido e direção? Tomara que essa notícia mexa com você, com o seu ser, com o seu coração e com a sua vontade de viver esta fé no menino de Belém. Pois, pode ter certeza, você vai ter muito mais que uma noite feliz. Vai ter uma vida completa!
OREMOS: SENHOR DEUS, QUERO VIVER A NOTÍCIA DO NATAL TODOS OS DIAS E NOITES DE MINHA VIDA, PARA QUE SEJAM FELIZES E COMPLETOS, POR CAUSA DE JESUS, O CRISTO. AMÉM!
NOTA: vamos explicar aqui por que a estrela é parte essencial nos enfeites de Natal.
Em Mateus 2:2, está escrito: "Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". A estrela representa na adoração dos magos, o nascimento do Messias. Depois de verem uma estrela, os magos se deixaram nortear por ela. Eram chamados de magos, mas na realidade, além de pastores, eram também sacerdotes persas e astrólogos. Por isso conheciam as estrelas com precisão.
Eles viram uma estrela diferente, provavelmente uma " conjunção estelar ". Os astrônomos falam de uma aproximação de Júpiter e Saturno ocorrida no ano 7 a.C. Como Júpiter era o astro dos reis, e Saturno, a estrela da Palestina, era perfeitamente possível que esses astrólogos da Babilônia tivessem interpretado essa constelação como sinal do nascimento de um filho real em Israel. Daí a procura dos magos pelo rei dos judeus.
Hoje associamos Jesus a outra estrela, a "matutina". A estrela da manhã é aquela que traz a luz. A Igreja primitiva levava muito a sério a realidade cósmica. Desde sempre os homens foram fascinados pela luz clara da estrela matutina. E ela acabou sendo relacionada a Jesus, o Cristo. Nele, o mistério da estrela matutina é cumprido. Em seu nascimento, Jesus se ergue como a estrela matutina: "Porque vindo das alturas(...) trouxe a luz para nós, que nos encontramos na solidão e na sombra da morte".
Mas além da realidade cósmica, a estrela representa também nossa "busca por Deus", na qual almejamos uma realidade que transcende o mundo criado. Almejamos o mundo divino. Os magos não representam apenas outros povos e culturas, mas também a nossa própria busca por Deus. Eles só chegam a Jesus quando se põem a caminho, e ainda, quando não tem vergonha de pedir ajuda: "Onde está o rei dos judeus(...) Mt 2:2a. Deixam para trás tudo o que sabiam e, admirados, caem de joelhos perante o mistério de Deus, velado em Jesus, o Cristo.
Realizam o que hoje convencionamos chamar de "itinerário da fé". Buscam a verdade, são honestos, se deixam interpelar por ideias diferentes e ao fim dessa busca, conseguem encontrar Jesus. Sem sombra de dúvida, uma busca honesta e dinâmica da verdade conduz até Deus!
Ao encontrar Jesus, aqueles magos fizeram uma experiência de fé; experiência que mudou não apenas a mentalidade, mas a vida deles. Prova disso é que Mateus relata que eles voltaram por outro caminho, ou seja, a vida já não foi mais a mesma para eles. Foram transformados pela experiência do Mistério.
Hoje a estrela que deve conduzir as pessoas a Jesus é o nosso testemunho de vida, nosso exemplo. Devemos ser "Luz de Cristo"para o mundo. Que assim seja e que nossa estrela brilhe, por onde passarmos, arregimentando seguidores que possam receber a luz de Jesus!
Comentários
Postar um comentário