O LADO VERGONHOSO DO NATAL
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito"
Mt 2:14
Maria e José fugiram para preservar a vida de Jesus, o menino Deus.
O Natal convida à paz. É uma época em que se deixa de lado a raiva para dar lugar à solidariedade. O que importa, afinal, é vivermos momentos de alegria! Mesmo que alguém durante o ano inteiro tenha se esquecido de Jesus, no Natal, ao menos vê num cartão a figura do Deus menino.
Em toda história, no entanto, há sempre um lado oculto. Fatos poucas vezes revelados. A humanidade, em sua história, sempre conviveu com sucessos e fracassos, alegrias e tristezas, honra e vergonha. E a história do nascimento de Jesus não é diferente. Jesus, ao nascer, também sofreu com a sombra do pecado, da injustiça e da falta de amor. O outro lado da história do nascimento de Jesus aparece quando lembramos que Maria e José viajaram mais de cem quilômetros, de Nazaré a Belém, no lombo de um jumento, para cumprirem a ordem do governo. Maria e José não encontraram um lugar decente para ficar e foram obrigados e dormir com os animais. Jesus, recém nascido, teve que ser deitado numa manjedoura, que é um coxo, local onde era colocada a comida para os animais. O outro lado do Natal revela a sua face vergonhosa quando Herodes manda matar todos os meninos de dois anos para baixo, nascidos em Belém e arredores. E, por último, a linda história do Natal termina com uma fuga. Maria, José e o menino Jesus precisam fugir da morte.
Sim, Natal é a festa cristã que celebra o amor de Deus ao mundo, onde reina discriminação, exclusão, injustiça, ódio e outros males. Mas é justamente nesse mundo que Deus ama e convida para a redenção. Não podemos fugir da realidade do pecado. Ele também se faz presente em nossa vida particular, nas nossas contradições, mentiras, raivas, ataques de ódio, ira e falta de amor. Mas, graças à misericórdia divina, essa realidade pode ser vista sob outra perspectiva. Toda maldade tem seus dias contados. Cristo venceu a morte e oferece a inversão da realidade: o mal será derrotado e a justiça e a paz vão reinar sempre. Por isso é que podemos nos alegrar e nos saudar, pois este mundo pecaminoso e a nossa culpa estão redimidos por Jesus, o Cristo. A paz chegou!
Oremos: Senhor, em mais este dia de Natal, te louvamos pela tua ação transformadora. Tu vieste ao mundo para nos redimir. Mantém-nos nessa caminhada de paz, por tua graça. Amém!
Comentários
Postar um comentário