ATEU DE SEGUNDA A SEXTA, OU CRENTE DE FIM DE SEMANA

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio




 Muita gente tem uma mania de compartimentar sua vida. E divide-a em vários  compartimentos diferentes, que dificilmente se cruzam. Assim, num cantinho fica o trabalho, noutro a vida em familia, em outros ainda ficam, devidamente separados, lazer, serviço voluntário, solidariedade e outras coisas. Desta feita, conseguem com que esses aspectos de sua vida nunca se encontrem, mantendo facetas distintas para cada área.

Assim como no corpo humano os diferentes órgãos tem funções separadas, mas trabalham em harmonia para a manutenção de uma vida saudável, nosso papel aqui na terra pode parecer diferente, mas na realidade tudo contribui para que tenhamos uma vida, que apesar de parecer diferente, traduz que somos uma integralidade. Podemos ser pais, avós, cônjuge, líder ou qualquer outra coisa. Na verdade somos, como já disse, uma integralidade.

O mesmo se aplica no compo da fé. Tem gente que isola a questão da crença apenas para o domingo, ou para determinados dias da semana. Acreditam que com isso estão "batendo cartão" com Deus! E o que é pior! Acreditam que Deus não tem nada a ver com o que acontece nos demais dias da semana...

Deus é importante todos os dias da nossa vida. Tanto faz se é manhã de segunda ou tarde de domingo! No livro Monday Morning Atheist(O ateu da manhã da segunda), Doug Spada conta que viveu essa separação durante longo período, anos! "Comecei e praticar a esquizofrenia espiritual, separando minha fé do resto da minha vida. Eu desligava Deus".

A pergunta que não quer calar é: Você é ateu das manhãs de segunda? Eu fui. Durante anos frequentei os cultos dominicais, sentindo-me inspirada. Mas na segunda eu  vestia a carapuça de editora de jornal e agia sem sequer pensar que a igreja existisse. Foi um amigo que me chamou à razão e me fez ver que minha fé em Deus não era real! Que eu a deixava restrita às quatro paredes da igreja, ao ambiente religioso. Mas não deixava que ela me acompanhasse todos os dias.

Deus falou comigo através de 2 Timóteo 3.16,17, que diz: "Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações".

Ao enfatizar "todo tipo de boas ações", entendi que se aplicava às minhas matérias de jornalista assim como ao trabalho de um banqueiro, de um médico, de um professor, de um lixeiro, de uma caixa ou de um astronauta.

Uma das maneiras mais claras de comunicar a nossa fé é entendermos isso. Jesus disse:"A luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu"Mateus 5.16.

É por isso que Deus tem que ser o centro da nossa vida. Ou Ele faz parte de tudo, ou não faz parte de nada! Não adianta compartimentar sua vida! Ser seguidor de Cristo não é separá-lo num cantinho ou tempinho de nossa semana! Ser seguidor de Cristo é andarmos com Ele ditando os nossos passos todos os dias de nossas vidas!

Que Deus nos ajude e tenha misericõrdia de nós, que tanto resvalamos nessa vida carnal!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog