IR ALÉM

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filipenses 4.8





Apóstolo Paulo é novo padroeiro da cidade





Por vezes, começamos a ouvir um som e se ele não agrada, tampamos os ouvidos ou nos afastamos. Sobre o que comer, tocar ou cheirar, acontece o mesmo comando.
Mas o que fazer sobre os olhos? Não nos damos conta, ele já viu algo e em questão de milésimos de segundo já mandou uma mensagem ao nosso cérebro. Realmente, a visão é um dos sentidos mais complexos e difíceis de trabalhar.
E para trabalhar nosso caráter da fé, então...
Como sabemos, os olhos são a cadeia da alma. Ele é o sentido que mais alimenta a nossa imaginação, que mais participa das nossas memórias e que responde com grande rapidez a tudo o que recebe.
E isso pode gerar diversos sentimentos em nós. Expectativas, ansiedade, medo, raiva, tristeza e tantos outros.
O capítulo 4 de Filipenses nos dá dicas preciosas sobre como devemos ocupar a nossa mente, e como devemos lidar com diversas situações. Esse capítulo é ligado aos anteriores, onde Paulo fala também sobre a cidade celeste, a vinda de Cristo e a transformações de nossos corpos corruptíveis. Esses temas são de grande importância para alicerçar a caminhada.
Ele pede que regojizem no Senhor (vers.4) pois os vendavais da vida podem nos desanimar. E essas situações externas nos dão uma visão tenebrosa, às vezes, por isso é preciso ter cuidado como vamos absorver as coisas que vivemos. O momento difícil vai chegar, mas ele nos prepara para a vitória. Ter essa visão, que é pela fé, nos mantém firmes para seguir a vontade e os propósitos de Deus.
Dá dicas de comportamento e de preparação sobre o Senhor espera encontrar no Seu povo, em Sua volta (que está perto). Justiça, confiança em Deus, firmeza em suas orações e ações de graças.
Além disso, Paulo nos indica qual deve ser o foco dos nossos pensamentos, com o que devemos ocupar nossa mente:
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8
É importante dizer que o discurso de Paulo era consistente justamente pelo fato dele mesmo seguir o que dizia (vers. 9).
Outro ensinamento-chave é saber viver com o que tem (vers. 11): seja as condições materiais, seja os momentos de muitos ou poucos amigos, seja os momentos de grande alegria ou que causam dor profunda. É preciso ter a fé na Rocha Eterna para sobreviver bem a tudo quanto vier. Inclusive sendo grato quando o bem te ocorre e abençoando (vers. 14-19).
Então, podemos concluir que ansiedade, maus pensamentos e ingratidão são coisas ligadas e que desagradam a Deus.
Busque ir além das condições que te são apresentadas e, pela fé, acredite no sucesso da sua caminhada com Cristo.

OREMOS: Senhor querido Deus, firma-me na sua Palavra para que eu possa ir além daquilo que se apresenta à minha frente e fazer a sua obra. Direciona o foco dos meus pensamentos e ações, para que contribuam fielmente para a honra e glória do seu Reino. Por seu Filho Jesus! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog