E MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE O CARNAVAL

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio



"Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte do Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa"
Efésios 5. 5




Resultado de imagem para Passista seminua desfilando em escola de samba figura PO



Nos capítulos 4 e 5 da Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo ressalta as atitudes próprias de quem tem sua mente e seu coração renovados pelo evangelho de Cristo. Primeiro ele aposta as condições em que viviam os efésios antes de se converterem à fé cristã, e então mostra que atitudes eles deveriam abandonar e quais deveriam praticar. No texto de hoje o apóstolo condena a imoralidade, a indecência  e a cobiça, exatamente as três coisas mais constantes no Carnaval.
Paulo escreve: : Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus". Efésios 5.1-4.
E o apóstolo também explica porque a cobiça, a imoralidade e a indecência não devem ser praticadas. É porque não tomarão parte do Reino de Cristo e de Deus as pessoas que praticam tais atos. E ele também  diz que adorar um falso Deus(como os adorados nas festas que se transformaram no Carnaval) é um tipo de idolatria. Esta é a mais forte razão para não nos entregarmos à prática da imoralidade, da indecência e da cobiça.
Não é fácil deixar de lado a cobiça, uma vez que somos tentados diariamente. Precisamos de ajuda que vem do alto. Só Deus pode nos dar forças para superar as tentações.
Outro fator a se considerar é que também em Efésios 5.18, recebemos um aviso: "Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus".
No carnaval e em todos os dias da sua vida, Paulo pede  aos cristãos que se mantenham sóbrios. Nesse versículo, Paulo  denuncia a embriaguez porque ela conduz à desgraça. Não há como negar a verdade dessa afirmação. A embriaguez, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas já tem gerado amarguras, prejuízos, dissabores, tristezas, lágrimas, doenças, acidentes e até mortes. Essas são as desgraças de que fala o apóstolo Paulo. Já faz mais de dois mil anos que isso foi dito e escrito, e essas desgraças continuam acontecendo.
Paulo pede que, no lugar da bebida, enchamos nossas vidas com o Espírito Santo de Deus. E para que consigamos isso, nos dediquemos à Palavra de Deus. É nela e através dela que o Espírito se comunica conosco, nos ensina quem é Jesus, o Cristo e conduz-nos à fé que aceita Jesus e a obra que ele realizou como suficiente para sermos salvos e reconciliados com Deus Pai.
Que quatro dias de folia não nos façam perder o norte e atentarmos contra a Palavra de Deus! E também não sejam motivos para que nos embriaguemos, perdendo nosso consciência cristã. Pense nisso.

OREMOS: Deus, ajuda-me  a viver de acordo com a sua Palavra, a fim de que não seja tirada a parte que me cabe no seu Reino. Principalmente nessa época de Carnaval, livra-me da cobiça, da imoralidade e da indecência, enchendo-me com os dons do seu Santo Espírito para que eu, sem me embriagar e vivendo de acordo com a sua vontade, seja recebido no seu Reino. Afinal, o carnaval passa. E a salvação é eterna! Lhe peço isso, em nome de Jesus! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog