IGREJA NÃO É NEGÓCIO PARA GANHAR DINHEIRO. É LUGAR DE PASTORES FIÉIS!
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Essa gente pensa que religião é um meio de enriquecer".
1 Tm 6.5
Num famoso programa de humor da televisão brasileira, foi criado um quadro que enfatizava a seguinte frase: Templo é dinheiro. Basta acompanhar alguns programas religiosos na televisão para acabarmos concordando com os humoristas. Embora o assunto "oferta"faça parte dos ensinamentos bíblicos, não é nem de longe, a preocupação central da Palavra de Deus.
Preocupados em defender a Palavra de Deus e o trabalho das igrejas comprometidas com ela, queremos afirmar que a igreja não é um negócio para ganhar dinheiro. Vejam que isso vem de há muito tempo! Em sua Primeira Carta a Timóteo, escrita em 63 A.D., Paulo já fala dos falsos mestres que ensinam coisas diferentes daquilo que Jesus ensinou. Paulo os chama de orgulhosos e diz que eles não sabem nada. Ou seja, já no início da Igreja Cristã já havia os que viam na religião uma excelente forma de ganhar dinheiro!
A Igreja pode ser uma forma de ganhar dinheiro para aqueles que a estabelecem. Registra-se uma Igreja como qualquer empresa. E o pastor é o sócio majoritário que usufrui do dinheiro arrecadado pela oferta dos fiéis. Ou seja, a Igreja passa a ser uma empresa que dá lucro fácil.
Não poderíamos dizer que a Igreja não precisa de dinheiro. Mas todas Igrejas sérias e honestas têm estabelecido em seus estatutos que " são entidade jurídica de direito privado e caráter religioso, sem fins lucrativos". Todo dinheiro arrecadado é investido na manutenção e expansão dos trabalhos da igreja.
Outra maneira de entender que a Igreja pode ser uma forma de ganhar dinheiro é que aquele que quer melhorar de vida e enriquecer deve frequentar uma Igreja e ofertar. É o que chamamos de teologia da prosperidade. Essa corrente de pregadores diz que Deus não deixa ninguém na pobreza. Segundo eles, basta ofertar para receber dez vezes mais. E se não ofertar, há o outro lado, o da ameaça...Vai gastar 3 vezes mais na farmácia e em hospital... Está roubando a Deus e terá que aguentar as consequências e coisas desse tipo...
A Igreja não é um negócio para ganhar dinheiro. A Igreja é a agência proclamadora do amor de Deus pela humanidade. Ela não deseja resolver os problemas financeiros das pessoas. Ela quer alcançar a verdadeira riqueza para o ser humano: a Salvação, a vida eterna pela fé em Jesus. Não há maior tesouro que possamos conquistar, do que este!
Na verdade a classe de pastores está sob suspeita. São sempre alvos de comentários pejorativos, vistos como espertos e exploradores. Pastor é associado a dinheiro. Sim, nos últimos 20 ou 30 anos, surgiram muitos saqueadores de bolso de fiéis, que acabaram manchando o nome desta categoria de trabalhadores que é tão importante para o mundo. Disputam quem tem a maior mansão, o melhor avião, enfim...deturpam a Palavra de Deus em proveito próprio.
Mas apesar de tudo, o mundo PRECISA de pastores. Um pastor, que tem a origem de seu título nos tocadores de rebanhos de ovelhas, defende-as, leva-as para o pasto e para a água. Assim também o pastor de Igreja, Escolhido por Deus para cuidar de seu rebanho, cabe a ele alimentá-los com a Palavra e levá-los a tomar da água pura e cristalina que nasce no trono do Senhor. Um pastor leva suas ovelhas por um caminho seguro e as defende do inimigo, que em vez de lobos, se apresentam como Satanás. Na carta de Paulo ao jovem pastor Timóteo, ele diz que o mundo precisa de pastores que façam um bom trabalho. A grande preocupação do pastor deve ser sempre a salvação de sua ovelha. Para que isso aconteça, ele não medirá esforços. E isso exige de sua parte, tempo, dedicação, trabalho e muitas vezes, muita preocupação e desgaste.
Um pastor, assim como um pai que é exemplo para seus filhos, deve servir de exemplo às suas ovelhas e ao povo em geral. Como bom conhecedor da Palavra de Deus, ele deve esforçar-se para cumpri-la, de forma que sirva de bom testemunho para todos. Infelizmente muitos pastores tem prestado um grande desserviço ao Reino de Deus, por seus atos indignos. E nesses casos, não é o pastor apenas o alvo dos comentários, mas também a igreja a que ele serve, os demais fiéis e o próprio Deus!
Apesar de muitos falarem mal dos pastores, ressalvamos que a função de pastor é vital para os cristãos e para a igreja. Precisamos reconhecer seu trabalho e compartilhar com eles os seus sucessos e decepções. E, conforme a ordem de Jesus, precisamos pedir a Deus que envie cada vez mais pastores fiéis para anunciarem a sua Palavra, pois o mundo precisa de pastores. E pastores comprometidos com a Palavra!
OREMOS; Óh Deus, lembra-te da tua Igreja. Abençoa os pastores fiéis, que seguem a sua Palavra e permita que eles passem aos discípulos os seus ensinamentos. Que anunciem o seu amor e o seu sacrifício. Que o senhor não tenha mais que pesar sua mão e punir exploradores da fé com incêndio em igrejas, desabamento de tetos, enfim, com coisas que deixem patente e visível a sua ira. Que aqueles fiéis, que aqui vieram para fazer a sua obra atendendo ao seu chamado possam continuar edificando pessoas, firmando-as na Verdade que é Jesus. É o que lhe imploramos em nome de seu Filho, o Cordeiro Santo, nosso Salvador. Amém!
Comentários
Postar um comentário