OS CUPINS DA PREOCUPAÇÃO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para vestir"
Mt 6.25
" A preocupação se parece com cupins. Ela nos destrói pouco a pouco com ressentimentos, pensamentos e atitudes negativas, até que nos sintamos tão indefesos que, por qualquer coisa nos vemos à beira do colapso"(excerto do livro As Precocupações, editado pela CPTN).
Até Martinho Lutero, que normalmente era uma pessoa otimista, viu-se, de repente, envolvido por preocupações e inquietudes. Durante várias semanas ele andava pela casa, mergulhado em seus problemas. Catarina, sua esposa, então vestiu-se de luto. Ao vê-la vestida daquela forma, ele perguntou: "Querida, quem morreu?" Ao que ela respondeu: "Bem, ao que parece, pela forma com que você tem se comportado, pensei que Deus tivesse morrido!"
A preocupação nos debilita tanto, que às vezes agimos como se Deus tivesse nos abandonado. A preocupação é tão destrutiva quanto os cupins. Como vamos acabar com esses "cupins" em nossa vida?
Muitos conselhos nos são dados pelos especialistas nesse assunto. Cuidados com o nosso corpo e com a nossa agenda pessoal, familiar e profissional. Tudo isso, sem dúvida, é importante e útil. Mas perde inteiramente seu valor, quando conselhos e atitudes não vêm motivadas e acompanhadas pelas palavras e promessas de Deus.
Deus tem uma importante mensagem para todas as preocupações de nossa vida. Por isso ele diz:"Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para vestir".
Assim, devemos confiar a nossa vida e os nossos afazeres inteiramente nas mãos de Deus. Afinal, só Ele conhece e só Ele pode interferir nos acontecimentos da nossa vida. Devemos, também, fazer bem tudo aquilo que estiver ao nosso alcance e deixar para os outros a parte que lhes cabe. Deus não espera de nós nada além do que ele já não nos tenha dado anteriormente. E o nosso próximo não precisa de nós nada além do que podemos fazer.
OREMOS: Amado Pai celestial, tu vieste ao nosso encontro em teu Filho Jesus, com amor, perdão, paz, alegria, salvação e vida. Mesmo assim, por vezes, ficamos preocupados e desorientados. Não permitas que a nossa confiança e esperança se desvie de ti. Por Jesus. Amém!
Comentários
Postar um comentário