A RELAÇÃO PATRÃO/ TRABALHADOR NO TRABALHO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Façam aos outros a mesma coisa que querem que façam a vocês"
Lc 6.31
O relacionamento entre trabalhador e patrão é uma das áreas da sociedade onde ocorrem mais dificuldades. Empregados se queixam que patrões os exploram, tentando enriquecer às suas custas e não lhes retribuem o que merecem. Patrões reclamam que empregados são preguiçosos e não correspondem como deveriam. Situações como essas são relativamente comuns na sociedade. Pessoas só olham o seu lado, buscando o próprio benefício. Às vezes não dedicam tempo e esforço para tentarem entender o outro lado. Por isso perguntamos: Como a Palavra de Deus nos orienta neste, por vezes, difícil relacionamento?
Antes de mais nada é preciso saber que Deus nos deu sabedoria a fim de que lidássemos com as questões que envolvem a nossa vida. Nem todas as questões estão resolvidas diretamente na Palavra de Deus. Se temos sindicatos(agora enfraquecidos diante da não obrigatoriedade da contribuição, o que é mais que justo!) e federações, esperamos que eles ajam de maneira a buscar não apenas o melhor para si, mas para a categoria que representam. Mas não precisamos depender deles! Deus nos dá orientações.
Vamos às orientações? Algumas estão na Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo 6, versículos de 5 a 9. Ali é dito aos empregados que trabalhem com fidelidade; aos patrões, que tratem bem seus empregados. Isto, no entanto, não resolve todos os problemas. Na verdade, mostra que eles existem. Por isso mesmo, também nessa área, é preciso que nos voltemos para o nosso Deus, pedindo perdão onde erramos e buscando em Cristo o perdão e a oportunidade de viver uma vida nova. É preciso colocar-se na situação dos outros e fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós. É preciso usar de bom senso, a fim de que na relação trabalhador e patrão o melhor seja feito, para todos.
OREMOS: Senhor Jesus, que vieste ao mundo e tomaste o nosso lugar, e sabes como é a nossa vida e as nossas dificuldades, orienta-nos e ajuda-nos para agirmos de forma sensata e sábia. Amém!
Amém
ResponderExcluirTema difícil principalmente em nossos dias
O trabalhador para manter seu emprego deve baixar muito a cabeça.....infelizmente