HOJE É 22 DE ABRIL, DATA EM QUE SE COMEMORA O DIA DA TERRA, A DESCOBERTA DO BRASIL E O DIA  INTERNACIONAL DO JOVEM

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio





Resultado de imagem para figura da terra



   Diante de uma agenda tão extensa de comemorações, iniciaremos por abordar o Dia da Terra, ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
  "O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", disse em mensagem o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha. No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."

"No princípio, criou Deus os céus e a terra.
 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
 Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.
 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.
 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.
 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
 Houve tarde e manhã, o quarto dia.
 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
 E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
 Houve tarde e manhã, o quinto dia.
 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.
 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom."

Vemos aqui que Deus criou a terra e tudo o que há bela. E tudo era bom! É tudo fruto da providência divina. Hoje, que se ensina através da ciência a fertilidade do solo, a germinação da semente, devemos refletir se isso que aprendemos em biologia, física a química, não é fruto da própria mão criadora de Deus. Temos muito conhecimento. Mas temos sabedoria?  A ciência tem feito grande avanços no estudo da criação, mas não tem enaltecido o Criador. O cientista que faz a descoberta é enaltecido, honrado, ganha Premio Nobel, mas Deus, o Criador de todas as coisas, fica esquecido. Por isso, nesse dia em que se comemora o Dia da Terra, que o homem simples, iletrado, agradeça a Deus pela chuva, mas que o sábio, o cientista e o estudante, não se esqueçam de agradecer-lhe pelo conhecimento científico que lhes foi dado para ser usado para o bem da humanidade, para alimentar os famintos e curar os enfermos. E principalmente por Ele ter criado todo esse ambiente onde hoje vivemos todos nós!

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

   O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, joias, etc.) para revender na Europa com alta lucratividade.

A chegada dos portugueses ao Brasil 

O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data, as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. Neste local havia um monte, e ele foi batizado, pelos portugueses, de Monte Pascoal (pois, era época da Páscoa Cristã).
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, este foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural existente entre os dois povos.

Primeiros contatos com os indígenas 

Cabral recebeu alguns índios em sua caravela. Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. Este fato, fez com que os portugueses pensassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato, os portugueses ofereceram água aos índios, que tomaram e cuspiram, pois era água velha com gosto muito diferente da água pura e fresca que os índios tomavam. Os índios também não quiseram vinho e comida, oferecidos pelos portugueses. 

Neste contato, que foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.

No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção às Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Terra de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil).

Polêmica: descobrimento ou chegada?

Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontrá-la. Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses. 

Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma, é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus, que até então não conheciam as terras brasileiras.

Principal fonte histórica 

A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Cabral. A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam a região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. 

Curiosidade:

- A esquadra de Cabral contou com aproximadamente 1400 homens. Eram marinheiros (maioria), técnicos em navegação, escrivão, cozinheiros, padres, ajudantes entre outros.

Carta de Pero Vaz de Caminha

















Carta de Pero Vaz de Caminha, relatando o descobrimento do Brasil em 1500.


Devemos agradecer a Deus todos os dias por nosso país ter sido "descoberto" por navegadores cristãos. Assim, a fé no Deus Triuno foi disseminada aqui, preparando terreno para que  dezessete anos, seis meses e 10 dias depois, quando Martinho Lutero liderou a Reforma, pudessem surgir no Brasil as primeiras igrejas protestantes. A primeira foi trazida pelos missionários franceses calvinistas (huguenotes franceses) e o primeiro culto celebrado em 10 de março de 1557, apenas três dias após sua chegada ao Brasil e oficiado pelo Reverendo Pierre Richier. Então, o descobrimento de nossa terra trouxe junto com ele, a fé que hoje professamos.

O DIA INTERNACIONAL DO JOVEM

"Preste atenção nos bons, e observe os honestos, e você verá que as pessoas que amam a paz deixam descendentes"
Sl 37.37

   Neste dia dedicado aos jovens, a Palavra de Deus dá orientações que "podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados". 
Pv 1.4

   Os maus desejos da natureza, a vontade de ter tudo que agrada os olhos e o orgulho pelas coisas da vida tem desviado muitos jovens. "E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam, porém aquele que fez a vontade de Deus vive para sempre". 1 Jo 2. 15-17.
   A Biblia diz: "Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco". Ec 11.9
   Os jovens não devem se esquecer na fé no Salvador Jesus, que morreu na cruz por todas as pessoas e oferece o perdão dos pecados e a vida eterna. Com Jesus, a vida em qualquer idade será de paz.

OREMOS; Pai Amado e bondoso, hoje lhe agradecemos pela criação da Terra e de tudo que dela desfrutamos. Agradecemos o fruto que nos alimenta, a água que mata nossa sede, o céu, as estrelas, o sol, a lua, enfim, os animais e todas as coisas que o Senhor criou para que tivéssemos um planeta equilibrado e saudável para vivermos. Também lhe agradecemos pela descoberta do Brasil que abriu as portas para que aqui acontecessem os primeiros cultos protestantes e que através dele, a fé no Cordeiro Santo fosse levada a todos. E por fim lhe agradecemos pelo Dia Internacional do Jovem! Ainda que muitos estejam desviados, agradecemos por aqueles que compreenderam a magnitude de sua atitude, lhes dando a compreensão de que o Salvador Jesus morreu na cruz por todas as pessoas e oferece perdão dos pecados e vida eterna.  Que os perdios possam ser alcançados por sua poderosa Palavra! Com Jesus, a vida em qualquer idade será de paz! Amém!




Comentários

  1. Amém
    Como sempre nos trás conhecimento e a presença de Deus em tudo
    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog