TRABALHO BENEFICENTE


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Amem uns aos outros como eu amo vocês"
Jo 15.12

Resultado de imagem para figuras de pessoas ajudando outras


   Em 2001 a ONU declarou que aquele ano era o Ano Internacional do Voluntariado. Voluntário é aquela  pessoa que realiza um serviço sem remuneração, para o benefício de outras pessoas. Quando falamos em trabalho, como estamos fazendo nesta série, normalmente pensamos em  emprego, pelo qual recebemos sustento. Mas é importante falar também desse tipo de trabalho, pelo qual servimos ao próximo, buscando beneficiá-lo, sem que nós recebamos nada em troca.
   De uma certa forma, todo tipo de trabalho, também aquele pelo qual somos remunerados, deve ser beneficente, ou seja, deve trazer benefício para as pessoas que nos cercam. Alguns tipos de trabalho parecem estar mais diretamente envolvidos neste serviço ao semelhante. Podemos pensar no médico, no professor e naqueles que dão segurança aos cidadãos. Mas todo e qualquer trabalho precisa ter esta dimensão social.
   No entanto, todos nós também temos a oportunidade de servir ao próximo, sem ter nenhum benefício em troca. Afinal, servir ao próximo é uma manifestação de amor, tão necessário para o convívio humano. Isso nem sempre é fácil. O egoísmo muitas vezes fala mais alto. Por isso que é preciso olhar para Jesus. Ele veio ao mundo e realizou o trabalho beneficente no sentido mais profundo. Com o seu  ensino e principalmente com a sua morte de cruz e  sua ressurreição, ele nos trouxe para a comunhão com Deus, manifestando entre nós o amor de Deus, que é gratuito e perfeito. Possamos nós também, movidos pelo amor de Jesus, o Cristo, servir ao nosso próximo, seja em nosso trabalho do dia-a-dia, seja em atividades especiais, pelas quais buscamos beneficiar os que nos cercam.


OREMOS: Senhor Jesus, permita que possamos amar e servir ao próximo, com  as oportunidades que nos concedes, assim como tu nos amas. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog