PORQUE ELE SE CHAMA JESUS CRISTO?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Ela dará a luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles"
Mt 1.21
Jesus ישוע, Yeshua | |
---|---|
Nós damos aos nossos filhos os mais diversos nomes. Geralmente são nomes cujos significados não tem nada a ver com as pessoas que os têm.
O nome de Jesus é diferente. Este nome foi dado pelo próprio Deus a seu Filho. Deus mandou um anjo do céu dizer a José, que Maria teria um Filho e que ele deveria se chamar Jesus! E acrescentou: " Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles!". Jesus, pois, significa SALVADOR. E Jesus é realmente o SALVADOR. O apóstolo Pedro diz que somente neste nome há salvação. De fato é um nome maravilhoso e sublime, um "nome que está acima de todo o nome" conforme Filipenses 2.9. Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς; transl.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento. A transliteração de seu nome, que explico o que é mais abaixo, nos leva à conclusão que o nome Jesus chegou a nós com o significado de Salvador.
E o que o seu nome significa, isto Jesus é na realidade, pois Ele conquistou a eterna salvação para nós, através da sua inocente paixão e morte na cruz, e de sua gloriosa ressurreição no Domingo de Páscoa.
Fora de Jesus, portanto, não há salvação! O apóstolo Pedro disse claramente, por inspiração de Deus Espírito Santo: "Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."(Atos 4.12) Jesus é, então, o único Salvador. E o mais consolador é que Jesus é o Salvador de todos os homens. Ninguém está excluído da possibilidade de salvação; todos podem ser salvos eternamente, crendo nele como seu Salvador.
É muito triste que tantas pessoas rejeitem esta salvação adquirida por Cristo. Nós, porém, queremos apegar-nos a este Salvador, em todas as situações de nossa vida. Então, não precisamos temer nem mesmo a morte. Pois através do vale da sombra da morte chegaremos à eternidade bem- aventurada. E lá, "na presença de Deus há plenitude de alegria; na sua destra, delicias perpetuamente"(Salmo 116.11)
Mas se o nome do Filho de Deus é Jesus, porque o chamamos de Jesus Cristo?
"Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de Alegria como a nenhum dos teus companheiros"
Sl 45.7
O nosso Salvador e Redentor Jesus, teve agregado em seu nome, a palavra Cristo. Todos passaram a chamá-lo de Jesus Cristo, enquanto que o correto é chamá-lo de Jesus, o Cristo. E sabe porque? No Antigo testamento lemos muito a respeito do Messias, que é uma palavra hebraica que corresponde à palavra Cristo na língua grega. Em português diríamos "O UNGIDO"porque é isto que a palavra Cristo significa. Prestem atenção: Cristo é o termo usado em português para traduzir a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "Ungido". O termo grego, por sua vez, é uma tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), transliterado para o português como Messias.(Para quem não sabe, Transliteração é o processo de mapeamento de um sistema de escrita em outro.)
A palavra "Cristo" geralmente é interpretada como o sobrenome de Jesus por causa das várias menções a "Jesus Cristo" na Bíblia. A palavra é, na verdade, um título, daí o seu uso tanto em ordem direta "Jesus Cristo" como em ordem inversa "Cristo Jesus", significando O Ungido, Jesus. Os seguidores de Jesus são chamados de cristãos porque acreditam na doutrina de Jesus, o Cristo, ou Messias, sobre quem falam as profecias da Tanakh (que os cristãos conhecem como Antigo Testamento).
Agora você pergunta: Mas por que o nosso Salvador é chamado de UNGIDO? E eu lhe repondo: Porque Ele realmente foi ungido, conforme o texto bíblico que diz: "Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria." E este óleo de alegria é o Espírto Santo, como declara o apóstolo Pedro: "Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder", em Atos 10.38.
Jesus foi ungido por Deus "como nenhum de seus companheiros". Isto quer dizer que Jesus foi ungido com medida muito maior, ou muito superior, com o Espírito Santo. "Os seus companheiros" são os profetas os sumos sacerdotes, os reis, que também foram ungidos. Ao serem introduzidos no seu ofício, derramou-se um pouco de óleo sobre as suas cabeças. Assim, por exemplo, Eliseu foi ungido como profeta, Aarão como sumo sacerdote, Davi como rei. Também sobre eles foi derramado o Espírito Santo, mas não na mesma medida como foi feito com Jesus.
Assim Jesus foi ungido e designado por Deus para ser o nosso Profeta, Sumo sacerdote e Rei. E este ofício triplo também foi transmitido à sua natureza humana. Agora podemos compreender de algum modo e um pouco melhor, porque Jesus é chamado de Cristo. É um adjetivo a seu nome que indica uma condição; e toda vez que fosse usado, deveria ser Jesus, o Cristo. Mas o costume fez com que essa condição de ungido se incorporasse ao nome dele e todos passaram a chamá-lo de Jesus Cristo, que quer dizer SALVADOR UNGIDO. É um erro incorporar uma adjetivação como nome. Mas em se tratando do Filho de Deus, essa é uma situação sem volta. É como a grande maioria dos cristãos o chama e continuará o chamando.
OREMOS: Amado Senhor Jesus, Filho de Deus e Salvador nosso, concede-nos a tua graça para que todos permaneçamos firmes na fé em ti e alcancemos finalmente a eterna salvação de nossas almas!
Amado Pai Celestial, nós lhe agradecemos por ter designado e ungido seu filho Jesus para ser nosso Profeta, Sumo Sacerdote e Rei. Através da execução deste triplo ofício, Ele tem se manifestado tão bondosamente como nosso único e suficiente Salvador. Dá-nos fé, Senhor, e conserva a mesma em nós até o fim de nossos dias na Terra. Amém!
Amém!
ResponderExcluir