VOCÊ SABE ONDE ESTÁ A NOSSA RIQUEZA?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês"
Lc 12. 34
Na literatura grega há um clássico chamado Odisseia, que é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses). Nela, esse herói, ao voltar da guerra, mandou-se amarrar ao mastro do navio e pôr algodão nos ouvidos de seus marinheiros para que não fossem seduzidos pelos cantos das sereias e levassem seu navio na direção dos rochedos, que o destruiriam.
O nosso texto de hoje, ao estabelecer um paralelo com esse poema, nos adverte contra a tentação do canto das sereias na vida cristã. Não têm sido poucos os cristãos que já se deixaram seduzir e ainda se deixam levar pelas tentações de sua vida e assim naufragaram, colocando riquezas e interesses mundanos acima dos interesses e riquezas do reino de Deus.
Não é pecado possuir riquezas ou cultivar interesses deste mundo desde que não sejam contrários às coisas de Deus. Pecado é transgredir com eles os mandamentos de Deus, ou apegar-se a eles, confiar neles cegamente como se fossem o nosso Deus.
Onde estão nossas riquezas? O nosso texto diz que aonde estiverem nossas riquezas, aí estará o nosso coração. Se o nosso coração estiver apegado às riquezas e apenas aos interesses materiais, então estamos mal e perderemos tudo num instante, na hora da nossa morte,. Mas se o nosso coração estiver apegado aos bens espirituais de Deus, seremos eternamente felizes. Então as nossas riquezas serão guardadas no céu, onde os ladrões não podem roubá-la e as traças não podem destruí-las.
E quais são essas riquezas? São todos os bens espirituais que Deus prometeu nos conceder através da fé em Jesus Cristo, entre os quais ressaltamos: o pleno perdão de todos os nossos pecados, a paz no coração, o amor de Deus, a nossa preservação do mal, o socorro nas aflições e enfim a vida eterna. Se o nosso coração está em Jesus, todas as riquezas serão permanentemente nossas. É isso que nos garantem as abundantes promessas de Deus.
OREMOS: Senhor, inclina o meu coração para as verdadeiras riquezas espirituais, que ninguém pode roubar ou destruir. Lhe peço isso em nome de seu Filho Jesus, o Cristo. Amém!
Comentários
Postar um comentário