APRENDAMOS A FORMA CORRETA DE AGIRMOS COM OS DESCRENTES


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

" Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles."
Cl 4. 5


Resultado de imagem para figura de uma pessoa ensinando a Bíblia a outra

     Outro dia fui, no Facebook, diretamente ofendida por um indivíduo que sequer sabia quem eu era e qual a minha fomação. Ele disse que os seguidores do Bolsonaro eram "evanjegues" sem cultura e sem discernimento. Depois de botar os pingos nos "is"com esse delicado indivíduo, que me ofende sem sequer me conhecer,  depois de me apresentar, dizer das quatro faculdades que fiz, os dois mestrados, os doutorados e o pós doutorado em Teologia, me lembrei de uma velha meditação que resolvi aqui reproduzir.
   Pessoas descrentes da existência de Deus, pessoas que riem e zombam dos cristãos por irem à igreja, por orarmos, por agirmos com honestidade, por darmos testemunho de que Jesus, o Cristo é o único Salvador da humanidade, vivem ao nosso redor e convivem conosco na escola, no trabalho, na academia, enfim, onde estivermos. E como nós temos reagido diante de seus comentários?
   Sem dúvida, é difícil manter a calma quando somos alvos de comentários ruins. Por termos dentro de nós aquilo que muitos chamam de "velha natureza", o nosso lado ruim, corrompido pelo pecado, queremos pagar o mal com o mal. E é contra reações como essas que Paulo adverte os cristãos de todos os tempos ao dizer: " Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles."
   Ser sábio numa situação destas é não reagir de modo intempestivo. Ser sábio é saber dialogar, dizer a verdade, mas com amor. Ser sábio é poder dizer a uma pessoa que age assim conosco que apesar do seu riso e deboche, continuaremos a orar por ela e que, num outro momento, voltaremos a falar-lhe a respeito do amor de Cristo na esperança de que no seu coração não se mantenha para sempre endurecido e que o Espírito Santo possa agir nela e convertê-la à fé.
   Saibamos aproveitar bem o tempo que passamos ao lado de pessoas descrentes, falando-lhes do amor de Deus que perdoa e recebe como filho ao que crê em Jesus. Nem todos virão crer. No entanto, podemos ter certeza de que haverá pessoas que darão graças a Deus por termos agido com sabedoria e por termos usado bem o tempo que passamos ao seu lado, falando-lhes de Jesus.
   Pena que  existam pessoas que ofendem gratuitamente, como esse cara no Face. Oro para que Deus tenha misericórdia de mente tão restrita, dominada por espíritos malignos. E peço ao Onipotente Pai que o liberte dessa visão tacanha, restrita e deturpada do que é a vida.

Oremos: Bondoso Deus, ajuda-nos para que sejamos sábios no trato com os que crêem em ti. E concede que o teu Espírito Santo, usando o nosso testemunho, os convença a crerem em Jesus, como o seu Salvador. Amém!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog