SHALOM!
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Que a paz esteja com vocês!"
Jo 20. 19
Shalom! Essa era e é a maneira como as pessoas do povo de Israel se cumprimentam. É uma expressão hebraica que significa "Que a paz esteja com vocês". Essa também foi a primeira palavra utilizada por Jesus, para saudar os seus discípulos que, em pânico, estavam trancados dentro de alguma casa: "Que a paz esteja com vocês!".
Mais do que uma tradição na maneira de cumprimentar alguém, o significado desta expressão de Jesus, depois de tudo o que se passara com ele, alcança outra dimensão. Dentro da língua hebraica, a palavra Shalom é utilizada em diversas expressões: Shalom aleikhem (שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם; literalmente "a paz sobre vós"), é a expressão completa do uso de Shalom quando cumprimento, e é cognato ao árabe as-Salamu Aleikum. A resposta à esta expressão é Aleikhem Shalom. Agora sim, temos paz, pois o problema foi solucionado.
Muitas empresas, vendedoras de automóveis e de aparelhos eletrônicos estão chamando seus clientes para providenciar a troca de alguns componentes considerados de risco, antes que comprometam a segurança dos usuários. É o chamado "Recall". O ser humano também tem defeitos de fábrica. Desde Adão e Eva, o ser humano, ao nascer, já vem com defeitos na sua saúde, na sua personalidade, na sua maneira de seu e de se comunicar-se, na relação com as outras pessoas, e até mesmo com Deus. Em linguagem técnica religiosa chamamos isso de "pecado". O rei Davi, ao arrepender-se de um sério pecado disse: "De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido."Sl 51. 5.
O pecado elimina a paz em tudo o que ela implica. A consciência fica pesada e as relações com os outros viram um verdadeiro inferno. Tudo o que fazemos de errado traz um verdadeiro inferno. Tudo o que fazemos de errado traz mais complicação. Foi justamente por isso que Jesus morreu e ressuscitou: para perdoar todos os pecados daqueles que nele confiam, e para dar uma paz que ninguém pode tirar!
Jesus sabia o que ele estava dizendo aos seus discípulos apavorados. Ele, sim, pode dar "a paz de Deus, que ninguém consegue entender, (e) guardará o coração e a mente de vocês."Fp 4. 7. Você está convidado a viver com esta paz!
OREMOS: Senhor Jesus, com a tua morte e ressurreição tu venceste o pecado que nos impede de ter paz. Ajuda-me agora a viver em paz em minha consciência e com o meu semelhante. Amém.
Comentários
Postar um comentário