TUDO FOI CRIADO E PERTENCE A DEUS.
INCLUSIVE A AMAZÔNIA,QUE NOS DEU
POR GUARDIÃES

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Ao Deus Eterno, pertencem o mundo e tudo que nele existe; a terra e todos que nela vivem são dele."
Sl 24. 1


Resultado de imagem para fotos da Amazônia


   




Em breve estaremos desembarcando em Marte. Não demora e logo farão um loteamento para vender terrenos naquela lonjura. Quem chega primeiro, toma posse; passa a ser o dono. Durante toda a história da humanidade foi assim. As coisas pertencem a alguém por "direito"de herança, por compra ou, até, pela força das armas ou do poder econômico.
   A questão suscitada pela internacionalização da Amazonia nos remete exatamente ao Salmo 24 que nos lembra que tudo é de Deus por direito de criação. E que como país, temos a soberania sobre aquela área, depois de nossa submissão a Deus! Dele somos! Mas o que muda na nossa vida? A partir dessa verdade, dessa forma de ver e atribuir significado para as coisas passageiras, passamos a nos enxergar não como donos, mas administradores daquilo que é de Deus e nos é dado para a vida neste mundo. Temos tudo emprestado temporariamente. São dons divinos: o corpo, o tempo, a natureza, as capacidades físicas e intelectuais, a riqueza e nossos bens, e, também, a palavra evangélica. Aceitar isso é reconhecer o privilégio que temos e podermos cooperar com o Criador na preservação do mundo e, ao mesmo tempo, nos traz um forte senso de responsabilidade, pois cuidar daquilo que é de Deus, exige capricho, carinho e bom senso.
   Por último, se tudo é de Deus, e dele também somos, mais do que nunca isso nos traz um grande consolo: Ele nos ama, confia e quer cuidar de nós. Quer cuidar do que nos deu deu para administrarmos, em especial no caso do Brasil, a Amazônia. Que tenhamos pulso firme e saibamos administrar a nossa vida, os nossos bens, o nosso corpo e tudo ao nosso redor, de forma que as outras pessoas possam perceber que não somos guiados pela regra que diz: "a vida é minha e faço o que quero", mas sim pela certeza de que nossa vida é um dom divino. E que tudo que Deus nos dá, de Marta à Amazônia, deve ser tratado com muito cuidado e carinho. Por isso louvamos a Deus, preservamos a vida da melhor forma e agimos como guardiães de tudo o que ele nos delegou. Fora disso, ou é vontade de se apossar do que nos foi dado, ou inveja pura, embasada em política sórdida de se apossar daquilo que não lhes pertence. Como tentou fazer Macron.

Oremos: Senhor, obrigado por nos confiar a tua criação física e todo o meio ambiente que a envolve. Obrigado por nos dar a Amazônia, em sua grande parte, como território brasileiro e nos ajudar a manter nossa soberania sobre ele. Torna-nos dignos desse privilégio e de sua confiança. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog