ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades."
1 Tm 5. 23

Nestas palavras, o apóstolo Paulo preocupa-se com a saúde frágil de Timóteo e lhe recomenda beber um pouco de vinho. Isso acontecia porque naquela época a água não era tratada e o corpo necessitava de defesas contra o que vinha com ela. E o vinho fazia essa função. Em doses moderadas, o vinho tem sido recomendado atualmente como bom para o coração. O que se sabe sobre a ação do vinho na saúde é que ele pode prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a pressão, ajudar a controlar o colesterol e até proteger de alguns tipos de câncer.
A fonte principal de tantos benefícios está em uma molécula chamada resveratrol. Mas ela só é encontrada em determinados vinhos produzidos no Mediterrâneo. Portanto, cuidado com precipitações! No caso do apóstolo Paulo, ele o recomenda para o estômago. Como já disse, a água disponível nas cidades, nem sempre era de boa qualidade. Daí o sentido da recomendação do apóstolo. Uma vez esclarecido isso, voltemos ao mais importante dessa mensagem, que nem sempre é lembrado. É a recomendação para que Timóteo cuide de sua saúde! Essa recomendação vale para todas as pessoas. A saúde é que nos mantém a vida. E a vida foi o maior presente que Deus nos deu. Portanto, devemos preservá-la.
A saúde é um bem a ser conservado. Muitas pessoas deixam de ir ao médico na hora certa, e deixam de cuidar de sua saúde em tempo. Quando procuram ajuda médica, a doença já avançou e a luta para recobrar a saúde é muito maior e, muitas vezes, infelizmente, perdida.
Outro aspecto importante na recomendação do apóstolo Paulo é que, muitas vezes, a saúde está relacionada à nossa dieta, isto é, ao que comemos e ao que bebemos. Para quem abusa do álcool ou de outras bebidas em excesso, podem fazer mal e a recomendação do apóstolo serve exatamente ao contrário: beber água em lugar de bebidas alcoólicas, em lugar de café, de refrigerantes, e assim por diante. Cuidar da saúde é cuidar do prato, isto é, cuidar da qualidade e da quantidade do que nós comemos.
Sem confundir alimentação com religião, porque Cristo e todo o Novo Testamento aboliram as leis alimentares do Antigo Testamento, devemos nos interessar por maneiras mais saudáveis de nos alimentar, para desta forma cuidar da saúde e também visitar o médico periodicamente e não apenas quando a doença ja fez o estrago em nosso corpo.
Cuidar de nossa saúde é uma forma de mostrarmos a Deus a nossa gratidão pela vida, pelo corpo e pela saúde que dele recebemos. Para nossa salvação, o Filho de Deus se fez humano, e santificou o corpo humano como morada digna de Deus. Também, os que crêem em Cristo são morada de Deus e os seus corpos serão igualmente glorificados à semelhança de Cisto.
OREMOS: Senhor, ajuda-me a cuidar bem do meu corpo e da minha saúde, de forma a preservá-lo são. Protege minha saúde, em nome de Jesus, Cristo. Amém!
Comentários
Postar um comentário