DEPOIS DE AMANHÃ É HALLOWEN

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

“Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.3). 





   Daqui a dois dias estaremos comemorando o Haloween. Para que você possa entender essa comemoração maligna, falaremos um pouco dela aqui.
    Tudo começou com o Samhain

DescriçãDemônio adorado no Samhain.

O DEmonio ou os demonios adorados em Samhain

Samhaim era o festival em que se comemora a passagem do ano dos Eldianos. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. O início da outra estação, o verão, é celebrado no festival de Beltane. Este festival, Samhain, é chamado de Samonios na Gália.
Nele se adoram os demonios  Yule,  pelo qual a escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, o Rei das Sombras Transforma-se na Criança da Promessa, o Filho do Sol, que deverá nascer para restaurar a natureza.
Em Imbolc, a luz cresce, o Deus nascido em Yule se manifesta com todo o seu vigor, e a Criança da Promessa cresce com a vitalidade e é festejada, pois os dias tornam-se visivelmente mais longos e renova-se a esperança.
Em Ostara, luz e sombras são equilibradas. A luz da vida se eleva e o Deus quebra as correntes do inverno. A Deusa é a virgem e o Deus renascido é jovem e vigoroso. O amor sagrado da Deusa e do Deus é a promessa do crescimento e da fertilidade.
Em Beltane, a Deusa se transforma em um lindo Cervo Branco e o jovem Deus é o Caçador Alado. Ao ser perseguida pela floresta, o Cervo Branco se transforma em uma linda mulher, e assim eles se unem e a sua paixão sustenta o mundo.
Chega então Litha. A Deusa é a rainha do verão e o Deus, um homem de extrema força e virilidade. O sol começa a minguar e o Deus começa a seguir rumo ao País de Verão. A Deusa é pura satisfação e mostra isso através das folhas verdes e das lindas flores do verão.
Em Lammas, da á luz, e o Deus novamente morre pela Deusa. A Deusa precisa de sua energia de vida para que a vida possa crescer e prosseguir. O Deus se sacrifica para que a humanidade seja nutrida, mas através do grão ele renasce. No ápice de sua abundância, ele retorna através dela.
Em Mabon, as luzes e as trevas se equilibram novamente; porém o Sol começa a minguar mais rapidamente. O Deus torna-se então o Ancião, o Senhor das Sombras.
Chega novamente Samhain e então o ciclo recomeça, e assim tudo retorna á Deusa.
Sabbats Maiores – Samhain(morte), Imbolc (Crescimento), Beltane (Casamento) e Lammas (Sacrifício).
Sabbats Menores – Yule (Inverno), Ostara (Primavera), Litha (Verão) e Mabon (Outono)
Os sacrifícios descritos em Samhain e Lammas começam, por sete semanas seguidas e são feitos com um pombo, um gato, um galináceo, um bode, um bezerro, um touro e por fim, em seu ápice, uma criança recém nascida, ou um feto tirado ainda com vida do ventre de sua mãe.

História do Halloween no Brasil

No Brasil, a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Críticas

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à prática do bem.

Foto da decoração de Halloween numa rua dos Estados Unidos










Foto da decoração de Halloween numa rua de uma cidade dos Estados Unidos.

PORTANTO, TENHA EM MENTE QUE HALLOWEEN É ADORAÇÃO A DEMÔNIOS QUE POUCO CONHECEMOS! É ADORAÇÃO A UM MAL DESCONHECIDO. POR ISSO SE A ESCOLA DE SER FILHO FOR FAZER UMA FESTA DE HALLOWEEN, VOCÊ NÃO É OBRIGADO A MANDÁ-LO FANTASIADO E SEQUER A PARTICIPAR DELA! FIQUE DE OLHO ABERTO! A LISTA DE FANTASIAS E GULOSEIMAS QUE DEVEM SER USADAS E LEVADAS ESTÃO CHEGANDO JUNTO COM O MATERIAL ESCOLAR DE SEU FILHO! FIQUE DE OLHO BEM ABERTO!

OREMOS: PAI, LIVRA-NOS DAS TRADIÇÕES SATÂNICAS, CRIADAS NESSE MUNDO PARA NOS ESCRAVIZAR. RECOBRE CADA FILHO SEU COM O PODER DO ESPÍRITO SANTO, DE FORMA A NÃO SER ATINGIDO, FORÇADO, PRESSIONADO A PARTICIPAR DESSA COMEMORAÇÃO PAGÃ. E QUE DESTA FORMA SEU REINO POSSA SER MAIS UMA VEZ GLORIFICADO E HONRADO, PARA A GLÓRIA DO SENHOR DEUS! AMÉM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog