DIA DE TODOS OS SANTOS
Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio
Ontem falamos do Halloween, o dia em que se festeja o Samhain, uma festividade pagã a demônios celtas, em sua grande maioria. Essa festividade, em tempos antigos, estava ganhando muita popularidade e adeptos. E a Igreja Católica Apostólica Romana, estava perdendo fiéis, dada a licenciosidade das festividades pagãs. Havia muita imoralidade, muita bebida e principalmente muita sensualidade.
A Solenidade de Todos os Santos foi instaurada como consequência da Grande Perseguição do Imperador Diocleciano, no princípio do século IV, pela grande quantidade de mártires causados pelo poder romano.
O Papa Gregório III a fixou para 1º de novembro no século VIII, como resposta à celebração pagã do “Samhain” ou ano novo celta, celebrada na noite de 31 de outubro e hoje chamado de Halloween. Mais tarde, Gregório IV estenderia esta festividade a toda a Igreja, a chamando de Dia de Todos os Santos.
É aí que a coisa pega. Se nós, estudiosos da Bíblia, acreditamos em santos, estamos praticando idolatria! Para nós, ou segundo a Bíblia, que foi inspirada por Deus, Santos são aqueles "que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro". Em Ap.12. 11 está escrito que " Eles, portanto, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por intermédio da palavra do testemunho que anunciaram; posto que, face a face com a morte, não amaram mais a própria vida!"
"Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais."Portanto, Santo somos todos nós, que tendo crido e lavado nossas vestes no sangue de Jesus, derramado na Cruz, e o amamos mais que a nós mesmos.
Hoje você não precisa comemorar nada! Foi uma data "criada"para combater as festividades do Samhain. O culto aos santos por parte dos cristãos remonta aos primeiros séculos, começando pelos mártires. Ao viver essa tradição, a Igreja evangélica faz um alerta para que não confundam santificação com adoração e convida cada um a contemplar essas pessoas, exemplos de fé, esperança e caridade, e lançar o olhar ao Alto, de onde tudo vem, através do único intercessor: Jesus, o Cristo de Deus.
Hoje estamos imersos com o nosso espírito entre esta grande multidão de santos, de salvos, os quais, a partir do ‘justo Abel’, até a quem neste momento talvez esteja a morrer em qualquer parte do mundo, nos fazem coroa, nos dão coragem, e cantam todos juntos um poderoso coro de glória Àquele a quem os salmistas chamam justamente ‘o Deus meu Salvador’ e ‘o Deus que é a minha alegria e o meu júbilo’. E só a Ele pertence toda honra e toda glória, toda adoração, homenagem e louvor. O resto, é subserviência a demônios e a pessoas, que por mais justa que tiverem levado a vida, jamais alcançarão o patamar de Jesus!
OREMOS: Pai, neste dia em que muita gente confunde admiração com adoração, eu venho humildemente lhe pedir que tire as escamas dos olhos de quem ainda as tem. Eu admiro muitos heróis da fé. Mas não os adoro. Que o Senhor dê discernimento a seus filhos, de forma que entendam que só lavando suas vestes no sangue derramado pelo seu Cordeiro Santo, poderão alcançar a salvação. Que guardemos a fé e a esperança que não traz desilusão. Em nome de seu Filho, nosso Senhor e Salvador, Amém!
Comentários
Postar um comentário