A MORTE DE RAQUEL


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"(Em) Efrata, deu à luz Raquel a um filho, cujo nascimento lhe foi a ela penoso. Morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém."
Gn 35. 16, 19

   A morte é certa, surpreendente e inesperada. Muitos morrem de causa natural, enquanto outros morrem vítimas da violência ou se algum acidente inevitável. Há pessoas que não se preocupam com a morte em si, mas sim, com o tipo de morte que terão que enfrentar.
   Raquel morreu de parto muito penoso, mas ainda pôde ver que o menino estava bem. Assim terminou cedo uma história de amor e de vida. Ao marido Jacó restou construir uma sepultura e criar esse filho com todo carinho.
   É impossível entender o sentido de uma morte trágica. Porém é sempre inevitável e teimosia a pergunta: Por quê, meu Deus? A morte de Raquel prova que é absolutamente infrutífera a busca de motivos. Jacó era um protegido de Deus. Mais do que uma fortuna, ele esperou e trabalhou diversos anos para conquistar a bela e amada Raquel. Que agora perde definitivamente. Este drama, e muitas coisas difíceis aconteceram ao longo da sua vida.
   Os desastres sempre são sinais da fragilidade humana. Nem sempre Deus os evita em nossas vidas. Por quê? Nesta vida, dificilmente, descobriremos. Ter a graciosa proteção de Deus não significa a ausência total de riscos e perigos. Isso nada tem a ver com a falta de fé. A fé jamais deve ser condicionada às vantagens imediatas que ela garante. A fé é incondicional porque não é uma criação humana, mas milagre divino criado pelo seu Espírito Santo.
   É preciso sempre estar preparado. Estevão, o primeiro mártir da fé, teve uma morte violenta, por apedrejamento. A Bíblia, porém, simplesmente diz que ele adormeceu. Quem está preparado através da esperança de vida que existe em Jesus, o Cristo, não precisa se preocupar com o tipo de morte que terá que enfrentar. De qualquer modo a sua morte não passará de um doce adormecer para um descanso bem- aventurado nos braços de Deus até o dia da ressurreição.

OREMOS: Livra-me, Senhor, da morte má e repentina, mas acima de tudo, mantém a mim, meus familiares e amigos sempre preparado para uma morte bem-aventurada. Amém.

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog