COMO FAZER UMA ORAÇÃO DE SÚPLICA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Fazemos nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos."
Dn 9.18
Pedidos são uma coisa comum. A todo instante brotam pedidos por um favor, um presente, emprego, etc. Através da oração, os cristãos expressam os seus agradecimentos e desejos.Vale observar que argumentos acompanham pedidos. Quem pede tenta convencer alguém a lhe atender favoravelmente. Dentro disso, que argumentos podemos apresentar a Deus em nossas orações, para que ele nos atenda?
Talvez a proposta mais difundida seja a do mérito. Inspirada na lógica do "é dando que se recebe", muitas pessoas apresentam na oração , um relato de sua boas ações, promessas e penitências cumpridas. Ou, caso mão percebam tanto crédito, já antecipam uma disposição em cumprir algo doloroso na hipótese de receberem o "sim"divino. Quando o assunto é dinheiro, então, surgem as mais diferentes negociações.
A Bíblia relata uma oração de Daniel em favor do povo de Israel, dominado em sua própria terra, Jerusalém. Ele suplica: "Ó nosso Deus, ouve a minha oração, atende a súplica deste teu servo. Para que todos saibam que tu, Senhor, derrama as tuas bênçãos sobre o teu Templo, que agora está abandonado. Ouve, ó meu Deus, e atende a minha oração. Abre os olhos, vê a nossa desgraça e olha para a tua cidade."Dn 9. 10-19. O grande destaque é o argumento que ele usa em seguida: "Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos."
Essa é a chave da oração cristã, baseada na graça divina. Ao nos achegarmos diante do Eterno, só podemos nos colocar como pessoas que não merecem nada em razão dos nossos inegáveis pecados. Não há em nós mérito ou dignidade nenhuma, muito menos condições de negociarmos algum favor em troca de ações futuras. A única saída é apelar e confiar inteiramente na grande verdade da Bíblia: Deus é misericordioso e tem compaixão de nós. Ele enviou Jesus para nos dar o perdão de pecados e a vida eterna através da fé nele. Daí, a melhor e mais significativa oração é abandonar qualquer argumento centrado em nós, confiar no amor de Cristo, e pedir: ó Deus, tem misericórdia de nós!
OREMOS: Ó Deus, ensina-nos a orar. Somente a tua graça é motivo para nos atenderes. Tem compaixão de nós. Amém!
Comentários
Postar um comentário