PREPARAÇÃO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram."
Lc 13. 3
Tragédias, catástrofes, desastres, rompimentos de barragens e violência são a realidade do nosso dia-a-dia. As notícias são praticamente as mesmas, no entanto, as vítimas são sempre outras. Tais acontecimentos continuam nos chocando. São atentados terroristas, secas, enchentes, tsunamis, violência e morte nos estádios de futebol, sem falar nas guerras e corrupções. Por quê? Esta é a pergunta que fazemos a cada triste notícia dessas!
A Bíblia relata que em determinada ocasião alguns vieram até Jesus para perguntar a respeito de uma chacina encomendada por Pilatos, ocorrida durante um momento de adoração a Deus, e também a respeito de uma tragédia da queda de uma torre no bairro de Siloé (caem construções desde aquele tempo!), em Jerusalém, sobre dezoito moradores. A pergunta era: Por quê? Nos tempos antigos era frequente associar a calamidade, a doença ou a desgraça, aos que eram extremamente pecadores. Fatalidade ou castigo divino? Eles mereceram porque eram mais pecadores que os outros? Jesus enfaticamente lhes disse:"De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram."Lc 13. 3.
A realidade é esta: todo ser humano pecador está condenado à morte. Os pecados nos conduzem a este fim. Apenas alguns não irão enfrentá-lo. São aqueles que estiverem vivos por ocasião da volta de Jesus a este mundo para o juízo final. Uma vida despreocupada em pecado nos leva à morte eterna. Sem arrependimento, o caminho são os horrores do inferno.
Jesus sugere uma nova perspectiva: o caminho do arrependimento. Aquela pessoa que sentir tristeza pelos seus pecados e confiar em Jesus, o Cristo, como seu Salvador recebe o perdão de Deus. Aconteça o que acontecer, quem nele crer tem a garantia da vida eterna. Jesus, o Cristo, deu sua vida para nos salvar. Cada dificuldade é uma oportunidade para fortalecermos nossa fé, refletirmos sobre nossa vida e nos prepararmos com arrependimento sincero e verdadeiro. Assim, Deus nos concederá um fim bem-aventurado!
OREMOS: Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde: tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Amém!
Comentários
Postar um comentário