A ORIGEM DOS MALES

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"De onde vem as lutas e brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês."
Tg 4. 1
Resultado de imagem para Imagem de uma pessoa cobiçando algo de outrem

    Você já percebeu que, quando algo de ruim acontece conosco, prestamos mais atenção na intenção de quem o causou do que no efeito propriamente dito? Um grande pensador, chamado Rousseau, dizia que "uma telha que cai de um telhado pode nos ferir mas não nos enfurece tanto quanto uma pedra atirada de propósito por uma mão maldosa." Uma ação má intencionada suscita uma reação de raiva. Isso nos faz refletir na questão: Qual é a origem dos males que afetam o relacionamento humano?
    A Bíblia trata disso quando diz: "De onde vem as lutas e brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês."Tg 4. 1. Pessoas lutam entre si por poder, dinheiro e prestígio. Em nome desses maus desejos matam, roubam ou tornam-se corruptos. O egoísmo, a inveja e a ganância humana trazem desentendimentos, brigas, separações e guerras. Todos esses males são frutos do pecado.
    O livro de Tiago, nos versículos seguintes, continua dizendo: "Vocês querem muitas coisas, mas como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente, mas como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus."Tg 4. 2, 3. Infelizmente essa é a atual realidade humana.
    Essa situação só pode ser mudada com o amor de Deus no coração. Jesus fez e propõe o outro caminho. Quem nele confia tem uma vida nova e diferente. Um coração transformado pela ação do Espírito Santo, por intermédio de Jesus, o Cristo, manifesta bons desejos.
    Os males são transformados em boas ações, que é o fruto da fé em Jesus. O livro de Gálatas dá nome a esse fruto quando diz:  "Mas o Espírito de Deus produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei."Gl 5. 22, 23. Um coração renovado busca sempre o bem estar do próximo, seja ele quem for.

OREMOS: Senhor Jesus, dá-nos a fé verdadeira em ti para que possamos ter a esperança de um mundo diferente e melhor, a começar por nós mesmos. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog