AMAR É PASSAR DA MORTE PARA A VIDA
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos nossos irmãos. Quem não ama ainda está morto"
1 Jo 3. 14

Como sabemos que uma pessoa está viva? Geralmente notamos a intensidade do batimento cardíaco e se existe respiração, ou seja, sinais vitais. Mas o apóstolo João propõe uma nova maneira de verificarmos se uma pessoa está morta ou viva. Seu conselho é olharmos o amor na vida dessa pessoa. Certamente não existe nada mais triste que uma vida sem amor. Na verdade, espiritualmente falando, a pessoa que não ama está morta. Quando nascemos o nosso estado espiritual era justamente este. Estávamos mortos e não poderíamos demonstrar nenhum amor porque ainda permanecíamos em nossos pecados.
No entanto, quando entramos na família de Deus através do santo batismo e da fé em Cristo, nossa situação é transformada. O que antes era morte passa a ser vida. O que antes era egoísmo passa a ser amor, porque o amor de Deus nos é dado na pessoa de Jesus. Quando isso acontece passamos a ter uma nova vida em o Cristo Jesus. Nesta nova realidade já não vivemos mais para nós, e sim para Jesus, porque pertencemos a ele.
O problema é que constantemente somos induzidos a voltarmos ao pecado, ao erro e à morte. Essa indução é feita pelos nossos inimigos espirituais: o diabo, o mundo e a nossa própria natureza pecaminosa. Sim, mesmo possuindo a nova vida em Cristo a nossa vontade ainda se inclina ao erro. Sabendo disso, precisamos estar atentos para não voltarmos para a morte. Mas a pergunta é: "Como sabemos se estamos na vida ou na morte?" Na Primeira Carta de João, capítulo 3, versículo 14, ele nos responde: "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos nossos irmãos. Quem não ama ainda está morto"1 Jo 3. 14.
Nós amamos porque Jesus nos amou. Com fé em Cristo, certamente teremos amor para com os outros.
OREMOS: Obrigado, Senhor, pela vida que recebi de Jesus. Quero permanecer viva com ele até o fim. Não permitas que o egoísmo atrapalhe o meu cristianismo, mas ajuda-me a viver a minha fé. Amém!
Comentários
Postar um comentário