O QUE É EPIFANIA?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens."
Tt 2. 11

A Maricarmem, da Igreja Betesda, me perguntou porque no domingo, dia 5, seu pastor disse que no dia seguinte, dia 6, a Igreja comemoraria a Festa da Epifania. Ela queria saber o que isso significava. Então, vamos lá!
A palavra Epifania significa "manifestação"de Jesus, e se refere à manifestação aos que não eram judeus. Por isso a festa da Epifania é também conhecida como Natal dos Gentios. Na verdade, é tida como comemoração, na Igreja ocidental, do episódio dos Reis Magos, como ocasião da primeira manifestação de Cristo aos gentios.
Jesus é aquele que Deus prometeu enviar para esmagar a cabeça da serpente, que é o diabo conforme Gn 3.15. Jesus nasceu da descendência de Abraão. Quando Deus chamou Abraão, ele prometeu que dele Deus faria uma grande nação, e que nele seriam benditas todas as famílias da terra. Foi por meio desta nação, o povo judeu, que Jesus nasceu. Agora, o que deve ficar bem claro, é que os benefícios adquiridos por Cristo através da sua morte redentora, não se destinam apenas ao povo judeu, mas também aos demais povos do mundo. Não importa a pobreza ou riqueza, a cor da pela ou o grau de cultura. O apóstolo fala com clareza quando diz: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens." Tt 2. 11. Isto significa que, além de desejar a salvação de todas as pessoas que habitam neste mundo, Deus também deseja a sua salvação, meu querido amigo(a).
A vinda de Cristo ao mundo, para salvar todos nós, que somos por nascimento pecadores e, portanto, merecedores do castigo e da condenação, é prova evidente de que o amor de Deus não tem limites. Quando João Batista falou de Jesus, ele disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"Jo 1. 29. Portanto, o perdão e a salvação que Cristo veio trazer, é para todos, sem distinção. Deus deseja, realmente, que todos sejam salvos. Por isso ele permite que a sua Palavra seja anunciada a todos, também a você.
Deus não quer que você rejeite a sua Palavra, mas sim, que você reconheça os seus pecados e o grande amor de Deus revelado em Cristo Jesus por você!
OREMOS: Senhor, graças te rendemos porque revelaste a todo mundo o teu amor em Jesus Cristo. Não importa a raça ou o povo a que pertencemos. Nós podemos ser teus filhos e herdeiros pela fé em Jesus. Obrigado. Amém!
Comentários
Postar um comentário