FIZEMOS UM CONTRATO COM CRISTO!


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Chegaram perto de Pedro e disseram: 'O seu modo de falar mostra que, de fato, você também é um deles'. Então Pedro disse: 'Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade!'
Mt 26. 73- 74



    Você já deve ter assinado algum contrato. Essa assinatura se reveste de grande importância. Em muitos casos, quando houver confiança mútua, o contrato sequer é escrito, mas pode ser feito verbalmente.
    Falando  de forma figurada, podemos dizer que Pedro fez um contrato verbal com Jesus ao ter sido chamado para ser seu discípulo. E ele renovou este contrato, prometendo decididamente acompanhá-lo até à morte, se necessário fosse. Ele se sentia forte, decidido. Pouco depois, diante da tentação do diabo que o pressionou com perigo e medo, ele desfez este contrato, negando a Jesus. Mostrou insegurança e fraqueza da fé.
    Ainda hoje, há os seguidores de Jesus que imitam a atitude de Pedro. Deus os amou e os recebeu como membros de sua família. Ele lhes concedeu o suficiente para o corpo e para a vida. Jesus prometeu auxiliá-lo em seus problemas, e finalmente prometeu dar-lhes vida eterna. Mas há tantos perigos e tantas tentações, que o contrato muitas vezes é desfeito. Através de suas palavras e ações, é como se dissessem: 'Eu não conheço esse homem. Eu não conheço Jesus.'
    Domingo passado, na Igreja Ekklesia de Cristo, da Vila Liviero, o pr. Nicholas Carabeta abordou como, com o passar dos tempos, as tentações do Carnaval vem desfazendo mais e mais contratos do homem para com Deus. Disse que viu uma multidão inimaginável no Ibirapuera, no sábado de Carnaval, se esbaldando na seminudez, na bebida e nas drogas e no sexo. E perguntou: há uma igreja em cada esquina. Onde está a Igreja e sua obra, que o Carnaval, a cada ano cresce ainda mais? Pela quantidade de igrejas, deveria estar diminuindo... Santa verdade! Se a Igreja estivesse agindo, trabalhando, o carnaval estaria diminuindo, como quando houve o avivamento no País de Gales e os "pubs" fecharam, pois o povo parou de beber...
    Esta a pergunta da qual muitos pastores fogem de responder... A Igreja está inerte! Virou ponto social, onde as pessoas vão aos domingos, fazer social, botar as fofocas em dia, desfilar o modelo ou o carro novo. Mas honrar o contrato que fizeram com Jesus, ah...isso é outra coisa!  Não digo que é todo mundo. mas ainda hoje há seguidores de Cristo que imitam a atitude de Pedro. Deus os amou e os recebeu como membros de sua família. Lhes concedeu o suficiente para o corpo e a vida. Prometeu auxiliá-los em seus problemas e, finalmente, prometeu-lhes dar a vida eterna. Mas, diante das tentações, multiplicadas exponencialmente nesta época de carnaval, eles desfazem o contrato! Através de suas palavras e ações é como dissessem: Eu não conheço este homem. Eu não conheço Jesus! E entregam-se às armadilhas do inimigo!
    Na verdade, o Cristo de Deus não força ninguém a manter o contrato com Ele. Jesus não força ninguém a segui-lo, embora o seu desejo seja de que todos os homens sejam salvos. A respeito daqueles que o negam, ele tem uma palavra muito severa: "Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele."Lc. 12. 9.(e aqui o verbo "disser" se refere não apenas a falar, mas também a atitudes e posições adotadas diante da Palavra).
    Certamente você não gostaria que Jesus o negasse! Então, por maiores que sejam as dificuldades, os perigos, as tentações, não anule seu contrato com o Cristo de Deus! Não negue o Salvador! Confesse a sua lealdade a Jesus! Ele é o seu Salvador! Por você, ele sofreu e morreu. Ele quer lhe dar o céu, a Nova Jerusalém Celestial. Confie nele de todo o coração, dizendo com o poeta: Meu Jesus não deixarei, como não tem me deixado. Isto, e nada mais crerei. De Jesus sou bem amado, e ele  à vida me conduz. Vivo e morro com Jesus." Hinário Luterano, 266.6.

OREMOS: Senhor Deus, nosso Pai Celestial, ajuda-me a estar sempre firme na fé, para que, mesmo em dificuldades, eu não esqueça de ti e do que Jesus fez por mim quando morreu na cruz. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog