A NATUREZA NOS DÁ LIÇÕES


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Mas a raiz dos justos não será removida."
Pv 12.3
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, SBB

ou

"A perversidade nunca traz estabilidade, mas a raiz dos justos permanecerá firme"
Pv 12.3
Bíblia A Mensagem, Ed.Vida



Painel de Festa Milharal 2





     A natureza à nossa volta, muitas vezes nos ensina magistrais lições. Basta que tenhamos olhos, ouvidos e corações abertos e veremos e sentiremos coisas maravilhosas que a natureza faz.
     Quando eu era ainda adolescente, numa noite de verão, quando a plantação de milho na fazenda de papai estava em plena floração, um forte vendaval a atingiu e derrubou. Eu fiquei horrorizada, pois da janela de meu quarto presenciava diretamente o estrago. Corri a meu pai e lhe disse: Tem que replantar todo o milho, pai! E ele me pediu que esperasse uns dias, pois o Papai do Céu era muito mais poderoso que um simples vendaval. Não entendi nada e fui empoleirar numa mangueira, coisa mais gostosa que ficar vendo todo o milho arriado no chão e pensando nas pamonhas e no curau que eu não iria comer...
     Passado alguns dias, voltei à fazenda e qual não foi minha surpresa ao ver que todos os pés de milho haviam se reerguido novamente, a maior parte deles mais eretos do que nunca. Papai me explicou que isso tinha acontecido porque na raiz deles havia um força tal, que até então não havia sido revelada. Mas que diante da adversidade, teve que se revelar e agir!
     Eu nunca mais me esqueci dessa lição da natureza que me mostrou que quando estamos profundamente alicerçados em solo fértil de um lar cristão, e seguimos os ensinamentos de Jesus, o Cristo, as raízes da nossa fé se apegam com mais força ao conhecimento do amor e da misericórdia de Deus. Quando dedicamos parte do nosso tempo ao estudo da Palavra de Deus, a nossa confiança aumenta e nós somos fortalecidos. Quando a oração de súplica, de louvor e de gratidão sobe de nossos corações ao trono do poder e do amor de Deus, as nossas vidas se revestem de alegria. Então não precisamos desesperar quando tragédias, desgostos, tristezas, doenças ou qualquer espécie de mal nos atingir de surpresa. Mesmo abalados, poderemos ter a certeza de que seremos novamente erguidos, e que cresceremos ainda mais fortes e exuberantes, como homens e mulheres de coragem, por termos enfrentado e vencido, pelo poder de Deus, as tempestades da vida. De fato, " a raiz dos justos não será removida."Pv 12.3. É uma promessa de Deus!
     O Pr. Ed René Kivitz em seu Livro Sobre Viver, sob o título RAÍZES, aborda exatamente a situação  sobra a qual escrevia acima. Diz ele: "O perverso sustenta sua vida em bases que ele julga estáveis. O justo sustenta sua  vida em raízes.
      As bases são impessoais, implicam desconexão, ausência de relação direta entre a pessoa e aquilo em que se apoia. As raízes são orgânicas e apontam para uma conexão interior entre a pessoa e as fontes que nutrem sua vida.
     O perverso se apoia em coisas terrestres. O justo se sustenta de suas fontes interiores.
     Algumas pessoas apoiam sua vida nas coisas que possuem: riquezas materiais, posição social, conquistas e méritos das disputas e da competição predatória no mercado dos afetos. Outras sustentam sua vida em seus recursos interiores: caráter, competências e habilidades, capacidade produtiva, fé.
     Algumas buscam segurança em coisas que podem perder, coisas que estão fora do seu controle. Outras estão seguras porque sabem que ninguém e nada podem lhes tirar o que as sustenta, pois não se sustentam no que têm, mas no que são.
     O sábio recomenda: não coloque sua esperança no que você tem; durma tranquilo com a pessoa que você é. Se não consegue dormir tranquilo com a pessoa que você é, saiba que de nada adianta ter tantas coisas.
     Não busque alicerces onde se apoiar. Aprofunde as suas raízes, e assim jamais temerá perder o que possui."

OREMOS: Senhor Jesus, firma os meus passos na tua Palavra. Ajuda-me a resistir, firme na fé em ti, quando os problemas se abaterem sobre a minha vida. Por amor de ti mesmo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog