JESUS, TEM MISERICÓRDIA DE NÓS!


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe  e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!"
Lc 17. 12, 13




Antigamente conhecida como lepra, hanseníase é combatida em Teresina



     Muitas pessoas só se lembram de Deus quando enfrentam uma situação difícil. Como a que estamos passando agora, com o coronavírus. Mas nosso texto bíblico é parte de uma história em que dez leprosos pedem ajuda a Jesus. Portanto a coisa vem de muito tempo atrás... A lepra, naquele tempo, era uma doença incurável, que causava horríveis deformações nas suas vítimas, antes delas morrerem. A lera era uma sentença de morte! Causou terror na época. E hoje tem tratamento e cura.
     Mas voltando aos leprosos, podemos entender o apelo dramático que eles fizeram a Jesus: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!"Lc 17. 12, 13. Era a oportunidade que eles viam para resolver o seu problema. Talvez essa tenha sido a única chance de cura a que tiveram acesso. E a súplica deles foi atendida. Todos os dez foram curados. Não é maravilhoso?
     Também nós, nesses tempos de coronavírus, podemos repetir a oração dos leprosos: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" Nós temos muitos problemas e muitas dificuldades a enfrentar em nossas vidas. Em todos os momentos Deus quer ser o nosso auxílio e "socorro bem presente nas tribulações"Sl 46.1. Os problemas e as dificuldades são resultado do pecado em que a humanidade caiu. Por isso mesmo, Deus, que pode fazer todas as coisas, promete estar ao lado daqueles que o amam e andam nos seus caminhos, para auxiliá-los em todos os momentos e, especialmente, nas horas de sofrimento e dificuldades como a que estamos enfrentando agora.
     Mas, também queremos repetir como os dez leprosos: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!", porque precisamos ser curados de uma doença muito pior que a lepra: o nosso pecado que nos trouxe de brinde o coronavírus. A Bíblia diz que todos somos pecadores e somos inimigos de Deus. E Deus alerta a humanidade, dizendo: "A alma quer pecar, essa morrerá."Ez 18. 4. A morte a que esse texto se refere, é a condenação ao inferno. Mas Deus  também tem a solução deste problema. Ele enviou Jesus ao mundo, para que ele sofresse e morresse em nosso lugar, e pelo nossos pecados. Por isso o apóstolo Paulo  diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo". At 16.31. O pecado é o maior problema que Jesus resolveu.

OREMOS: Senhor Jesus, compadece-te de nós como fizeste com os leprosos. Façai que com a mesma intensidade e rapidez com que esse surto de coronavírus aqui chegou e se alastrou, ele também se esvaia, desapareça, encolha. Ajuda-nos nas nossas dificuldades, em nosso isolamento, acompanha-nos em nossa vida, em nossas saídas às vezes tão necessárias. Perdoa os nossos pecados e guarda-nos firmes em teu caminho. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog