O ESPELHO
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Sabemos que todos são aceitos por Deus pela fé em Jesus , o Cristo e nunca por fazer o que a Lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus para sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazer o que a Lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a Lei manda."
Gl 2.16
Ensinando um grupo de crianças, o pastor mostrou-lhes um espelho e perguntou para quê ele servia. As crianças alegremente responderam corretamente a pergunta do pastor. Um menino disse que o espelho servia para mostrar que ele tinha uma mancha no rosto. Então o pastor lhe perguntou: "E o espelho pode tirar essa mancha do seu rosto?". Seguiu-se então um coro de "NÃOS" bem alto, pronunciado por todas as crianças ali reunidas. Até as crianças sabem que um espelho só mostra a realidade. O espelho não a modifica.
Nas palavras do apóstolo Paulo, nós podemos sentir algo semelhante ao que experimentaram aquelas crianças ao se referirem à finalidade do espelho. A Bíblia nos mostra que a Lei de Deus tem três finalidades:
1- Ela é como um freio, que impede a irrupção grosseira do pecado;
2- Ela é como uma norma que nos mostra o que é agradável ou desagradável a Deus;
3- Ela é como um espelho que nos mostra que temos manchas, ou, que somos pecadores. A Lei de Deus nos mostra que temos pecados, mas que não pode tirar de nós os pecados, assim, como um espelho mostra uma mancha, mas não a pode eliminar.
Isto, porém, não mostra que a Lei de Deus é inútil! Sem ela, não nos convenceríamos de que somos pecadores e de que precisamos de quem limpe os nossos pecados. Limpar pecados é a função do Evangelho. O Evangelho nos mostra que Jesus cumpriu a Lei em nosso lugar, e que pela fé em Jesus, a justiça dele nos é atribuída, nos cobre. Assim Deus já não nos vê em nossos pecados, mas nos vê através da Justiça de Cristo.
Esta diferença entre a Lei e o Evangelho você precisa observar, para não consumir a sua vida querendo cumprir a Lei que você não pode cumprir, e deixar de crer em Cristo que a cumpriu por você. Reconheça, pela Lei, que você é pecador e creia que Jesus, o Cristo de Deus, é o seu Salvador.
OREMOS: Senhor Jesus, obrigada pelo teu sacrifício na cruz. Obrigada também pela Lei que aponta para a minha incapacidade de me salvar. Permita que eu creia no seu sacrifício, para que o meu pecado seja perdoado e eu seja salva. Por amor de ti mesmo, Amém!
Comentários
Postar um comentário