CALEBE

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra."
Nm 14.24


Josué e Calebe, conseguiram colocar os pés na terra prometida.Eles subiram e cortaram de lá um cacho de uvas que eram tão grandes que foram necessários dois carregarem.
Josué e Calebe, conseguiram colocar os pés na terra prometida.Eles subiram e cortaram de lá um cacho de uvas que eram tão grandes que foram necessários dois carregarem.
     O povo de Israel estava prestes a entra na Terra prometida quando pediu a Moisés que enviasse espias a essa terra. Os espias foram e retornaram falando coisas maravilhosas que a terra produzia (cachos de uva que precisavam de dois homens para carregá-los e que dela emanava leite e mel). Mas, e sempre há um "mas", existia lá um povo de gigantes ferozes, disseram eles.
     O medo e a desconfiança começaram a fazer morada no coração do povo, de tal forma, que ele reclamou junto a Deus, dizendo que seria melhor que tivessem morrido no Egito, ou mesmo no deserto. Não entendiam que o Senhor Eterno os trouxera para esta terra. Eles queriam escolher outro líder e voltar ao Egito cf Nm 14.
     Josué e Calebe, dois dos espias que tinham visto a terra, chamaram a atenção do povo, e disseram que Deus estava com eles, e por isso entrariam na Terra Prometida para a possuir. O povo, porém, não lhes deu ouvidos. Queria matá-los. Foi então que Deus interveio e disse que todos que tivessem mais de vinte anos nessa ocasião, menos Josué e Calebe, morreriam no deserto sem poder entrar na Terra Prometida. E o senhor disse a respeito de Calebe: "(Ele) tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim." Nm 14. 24.
     Um espírito diferente tem aquele que confia na providência divina, aquele que não tem medo e abre sua boca para falar do Deus Verdadeiro, do seu poder e do seu amor. Era este o espírito que o próprio Deus enalteceu na pessoa de Calebe.
      Os cristãos também são tentados a desconfiar das promessas de Deus, a murmurar contra as suas decisões, a querer pôr nele a culpa de tudo e a abandoná-lo. Tomara que cada um de nós, quando ocasiões assim sobrevierem, tenha dentro de si o espírito confiante de um Calebe, e confesse:

Senhor Deus, enquanto estiveres comigo, estou tranquila, pois tudo cooperará para o meu bem. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog