CONHEÇA COMO SE MANIFESTA A JUSTIÇA DE DEUS
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas."
Rm 3.21

No mundo há injustiças. Isto é assim porque os homens são pecadores e injustos. Muitas vezes eles não agem corretamente, e nem com justiça. Enquanto o homem é injusto, Deus é justo e fiel. Diz o salmista: "Justo és, Senhor, e retos os teus juízos"Sl 119.137.
A justiça de Deus deveria condenar o homem pecador. Mas aí está o grande milagre que aconteceu para reverter esta situação. O Filho de Deus, Jesus, o Cristo, se tornou homem. Ele assumiu o lugar dos homens, cumpriu a Lei perfeitamente, sofreu e morreu.
Ao homem se torna impossível cumprir a Lei de Deus perfeitamente, e assim ninguém consegue ser justificado diante de Deus mediante as obras da Lei. Por isso diz o apóstolo Paulo: "Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas" Rm 3.21.
Esta justiça de Deus não é a justiça punitiva de Deus, mas é aquela justiça que ele concede aos que crêem, é a justiça que ele dá de graça e por misericórdia ao nos justificar e nos declarar justos.
Quando o apóstolo Paulo diz que "a justiça de Deus foi manifestada pela lei e pelos profetas" , ele está se referindo ao testemunho que o Antigo Testamento dá a respeito deste assunto. A revelação da justiça de Deus significa vida para os homens, sem exigir que o homem faça algo para merecer esta vida. A manifestação da justiça de Deus que dá vida, é dada "sem lei".
Isto é consolador para nós. Não podendo nós cumprir a Lei de Deus, Jesus a cumpriu em nosso lugar. "Ele morreu a seu tempo pelos ímpios" Rm 5.6, dizem as Escrituras. E agora, pela fé, ele nos declara justos diante de Deus.
OREMOS: Bondoso Deus, nós te agradecemos por nos dares compreensão da verdade que dá a vida, e por nos dares a certeza do teu amor por nós. Amém!
Comentários
Postar um comentário