ESTER

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Se você ficar calada numa situação como esta, do céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!"
Et 4.14


tgthth-800x450


     Por volta de quatrocentos e oitenta anos antes de Cristo, Xerxes I foi imperador da Pérsia, que dominava quase toda a atual região do Oriente Médio. Depois de haver se separado de sua esposa Vasti, ele se casou com Ester, uma moça de origem judaica. Ela fora criada por seu tio, chamado Mordecai.
     O primeiro ministro de Xerxes I chamava-se Hamã, que odiava Mordecai, e que havia proposto tirar a vida de todos os judeus que viviam no império persa. Graças à intervenção de Ester, o povo foi salvo do extermínio, e Hamã foi quem acabou morrendo.
    Ester, mulher temente a Deus, nos deixou o exemplo de alguém que, convivendo com o poder de sua terra, protegeu aqueles que estavam sendo perseguidos, e os salvou.
      Cristãos, pessoas que foram salvas da condenação eterna pela morte e ressurreição de Jesus, têm o compromisso de olhar também  pelo fraco e pelo que sofre. Quando olhamos ao redor e vemos tantos cidadãos brasileiros que querem trabalhar e não encontram emprego, ou que querem estudar numa faculdade, e não o conseguem porque lhes falta condição financeira, ou buscam num hospital um atendimento médico, mas passam pelo vexame de não serem atendidos pela falta de leitos ou de verbas, ou quando  ouvimos ou lemos nos meios de comunicação que há gente enriquecendo de modo ilícito e nada lhes acontece, então faz-se necessário que cristãos, a exemplo de Ester, defendam, com suas palavras e atitudes, os que sofrem. No mínimo é isso que os filhos de Deus, comprometidos com o amor de Cristo, que os amou a ponto de sacrificar a sua vida por eles, podem e devem fazer.
     Que você e eu, como filhos amados de Deus, digamos:

Senhor, dá-nos coragem para falar e agir de modo civilizado, mas firme, em favor dos menos favorecidos. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog