JESUS VENCEU A MORTE!
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Os túmulos se abriram, e muitas pessoas do povo de Deus que haviam morrido foram ressuscitadas e saíram dos túmulos"
No momento em que Jesus morreu as sepulturas se abriram! E de quem eram elas? Eram de "muitas pessoas do povo de Deus que haviam morrido". Os restos mortais de nenhum outro foram postos a descoberto. E, embora as sepulturas tivessem sido abertas no momento da morte de Cristo, os corpos só saíram delas após a ressurreição de Jesus, no terceiro dia.
Que espécie de ressurgimento é esse? Foram casos de ressurreição no verdadeiro corpo espiritual sem defeito, como se dará no dia do juízo final? Ou tratava-se, como no caso de Lázaro, do corpo simplesmente vivificado?
Certamente, foi essa última hipótese. Seria contraditória a idéia de que as portas das sepulturas precisassem ser abertas para que os corpos espirituais saíssem. O corpo espiritual possui propriedades espirituais. Jesus, em seu corpo de ressurreição, entrou no recinto fechado, onde seus discípulos estavam reunidos, sem utilizar qualquer meio de entrada. E, conforme sabemos, o corpo de Jesus ressuscitado é o modelo de todos os verdadeiros corpos de ressurreição de seus fiéis. Portanto, a abertura daqules túmulos no Calvário só se harmoniza com o acontecido com Lázaro. Quando Lázaro foi ressuscitado, foi chamado de volta para o seu anterior corpo natural. As ressurreições lá do Calvário foram idênticas: só dos corpos naturais. Não era a ressurreição final daquelas pessoas.
A morte de Jesus, o Cristo, abriu as sepulturas! Isto quer dizer que sua morte destruiu o poder da morte. O poder da morte é o pecado. A morte entrou no mundo pelo pecado e é a penalidade do pecado. Jesus, o Cristo, que não tinha pecado, morrendo, levou pelo seu povo a penalidade do pecado. Ele foi feito maldição por nós, para que nós fossemos salvos dessa maldição.
Agora não há obstáculo que impeça que cada um seja libertado da morte eterna. A obra redentora está consumada. Nada precisamos acrescentar à obra do Cristo, que nos salva pela fé na sua obra salvadora.
OREMOS: Jesus, obrigado por teres me libertado da condenação do pecado. Amém!
Comentários
Postar um comentário