Dando sequência à nossa abordagem sobre o Sofrimento, vamos hoje analisar quais as consequências que ele nos traz e como lidarmos com elas
AS CONSEQUÊNCIAS DO SOFRIMENTO
Pra.Maria Luísa Duarte Simões Credidio
" Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão"
Is 41.10

Com certeza você já ouviu a seguinte manchete: "Fulano cometeu suicídio por estar envolvido em muitos problemas". Até parece que não há saída para diferentes situações de conflitos. Diante do sofrimento, do ter que enfrentar a luta, as reações são as mais diversas possíveis, algumas resultando na morte das pessoas envolvidas, quer seja por assassinato ou por suicídio ou mesmo problemas físicos como infarto, por não aguentarem a circunstância em que estão envolvidas.
Poderíamos dizer que as consequências mais comuns do sofrimento são: revolta, medo, insegurança, mania de perseguição, questionamento da ação de Deus, entre tantas. Quando o sofrimento ocorre por causa de uma ação praticada por outra pessoa contra a vida de alguém, isto naturalmente gera revolta. Se o sofrimento for de ordem física, fruto de alguma doença, pode levar muitos a terem medo do futuro e da morte.
Diante do sofrimento as pessoas podem revelar sua insegurança e fragilidade. O homem, senhor de si, se torna frágil diante de uma situação que não dependa mais dele para ser mudada. Soma-se a isso o questionamento da ação de Deus. As pessoas perguntam: Como pode Deus fazer isso comigo? Querem jogar a responsabilidade do seu sofrimento sobre os ombros de Deus. E não sobre o livre arbítrio que lhes foi dado e lhes permitiu escolher o que fazer.
Ainda bem que Deus olha tudo isto de forma diferente. Ele mesmo promete proteção e ajuda. Deus afirma: "Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão." Este texto soa bem aos nossos corações angustiados. Viver sob esta promessa de Deus, com a sua força, proteção e ajuda, nos traz segurança. Podemos encarar de frente os nossos problemas. Eles não serão capazes de nos derrubar. A nossa confiança em Deus supera tudo.
Vale a pena pensar em suicídio ou matar alguém, quando se está com problemas? Será que a situação vai ser resolvida? Você só criará mais embaraços à sua família! Sem nenhuma dúvida é mais fácil confiar no Senhor, o qual está presente em toda situação. Pense nisto.
OREMOS: Querido Deus, tenho sido negligente com a tua promessa de proteção. Tenho tentado resolver tudo sozinha. Eu sei que nada posso. Ajuda-me na minha fraqueza. Amém!
Comentários
Postar um comentário