DERRUBANDO MUROS


Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os não judeus e os judeus num povo só"
Ef 2. 14






     Nós somos muito bons em construir muros. Na nossa  história conhecemos vários muros famosos: O Muro de Berlim que mostrava a separação política; o Muro das Lamentações que mostra uma separação religiosa; a Muralha da China construída para separar geograficamente e até o muro que Trump prometeu construir entre Estados Unidos e México, para separar povos irmãos. Na verdade sabemos muito bem como construir muros e como separar pessoas. Quando estamos zangados com alguém, a primeira providência que tomamos é nos afastarmos dessa pessoa, levantando uma muralha imaginária entre nós.
     Havia um muro também entre judeus e os não judeus. Os judeus faziam parte do povo escolhido de Deus e, por isso, era um povo diferente, isolado. Deste povo nasceu Jesus . E aí tudo mudou.
     Em Efésios, capítulo 2, versículos de 14 a 16 nos é dito que "Foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando judeus e não judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro da inimizade que separava os judeus dos não judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com seus mandamentos e regulamentos, e dos dois povos formou um povo só, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Pela sua morte na cruz, Cristo destruiu a inimizade que havia entre os dois povos. Por meio da cruz, ele os uniu em um só corpo e os levou de volta para Deus."
     A morte de Cristo une os povos. Une os inimigos que se tornam, então, amigos e irmãos. A morte de Cristo nos une porque, ao morrer, ele derrubou o muro mais difícil de ser destruído: o muro que nos separava de Deus, o muro da culpa e do pecado. Agora podemos pedir perdão e perdoar as pessoas que nos fizeram algum mal. Podemos viver em paz, não porque somos melhores do que as outras pessoas, mas porque Cristo nos trouxe a paz e nos levou de volta para Deus.

Oremos: Querido Jesus, obrigada por derrubares o mudo da inimizade contra Deus e as pessoas. Faze-me parte sempre do seu povo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog