QUAL O OBJETIVO DE EDUCAR?
Pra.Maria Luísa Duarte Simões
"Por que todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por Ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra"
2 Co 5. 10

Uma anedota conta que um motorista, ao passar o sinal vermelho, logo foi abordado por um guarda de trânsito. O policial perguntou: "Você não viu que i sinal estava vermelho?" E o motorista respondeu: "O sinal eu vi; o que não vi foi o senhor parado aí!"
Porque fazemos ou deixamos de fazer certas coisas quando sabemos que estamos sendo vigiados? Mesmo os nossos atos secretos, quando tornados públicos, não nos deveriam envergonhar. O ideal seria estarmos prontos a responder por tudo o que fazemos, mesmo que os outros não o percebam.Para tanto, a nossa consciência precisa estar afinada com a vontade de Deus que aponta para uma vida ética, honesta e transparente. A nossa preocupação não é ter boa fama ou elogios dos outros, mas, acima de tudo, estar em paz com Deus. E tal paz é fruto do arrependimento sincero e da fé em Jesus Cristo.
Esse princípio precisa nortear a nossa tarefa de educadores. Filhos e adolescentes precisam sentir que não os educamos só para nós. Os educamos para o mundo complexo, rodeado de ódio, dominado pelo pecado e que a todo instante nos surpreende com mudanças. Ao mesmo tempo os educamos contra o mundo, quando denunciamos o que está errado e precisa ser combatido em sua caminhada. A educação prepara os olhos que vão aprendendo a olhar e perceber o que está por trás das aparências. Depois é lutar para que as decisões e as postura de vida estejam em harmonia com a Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo nos exorta: "porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra". Essa verdade precisa ser claramente repassada aos filhos através de nossas palavras e de nossas atitudes. Nenhum pai, e nenhuma mãe, podem responder ou assumir a culpa de seus filhos diante de Deus. Por isso educamos as suas consciências para serem responsáveis, mesmo que não haja vigilância de terceiros. E cada um precisa do perdão e da fé particular em seu coração.
OREMOS: Senhor, perdoa-nos pelo que fizemos em secreto. Ajuda-nos a educar para ti, dentro de um mundo mau, que até admira aqueles que não são pegos em flagrante. Ilumina-nos com a tua graça. Amém!
Comentários
Postar um comentário