SOMOS HUMILDES E DISPOSTOS S SERVIR?
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz"
Jo 13. 14-15
Você já se imaginou chegando a uma refeição entre amigos e ali ter que lavar o pé de todas as pessoas? Lavar um pé limpo, bem cuidado, já não é fácil para muitos. Agora imagine-se lavando os pés de alguém maltrapilho. Você faria isso?
Pois na quinta feira santa, antes de instituir a Santa Ceia, Jesus lavou os pés empoeirados e sujos dos seus discípulos. Lembrem-se que naquela época andavam de sandálias, com a qual enfrentavam caminhos e trilhas de terra. Tinham pés encardidos. Essa atitude nos parece, à primeira vista, estranha. No entanto, se lermos com atenção o relato do Evangelho de João, no capítulo 13, versículos de 12 a 15, veremos que Jesus, o Cristo de Deus, quis dar a todos os presentes uma lição de humildade.
A verdade é que nem sempre os seguidores de Jesus são pessoas humildes. Existe dentro de cada um de nós aquilo que alguns chamam de a velha natureza, aquilo que herdamos de nossos pais por nascimento. Não é nenhum bem material; é, isto sim, a nossa inclinação para o mal. E um exemplo disso, sem dúvida alguma, é nos acharmos melhores e maiores do que os outros, dignos de honra, glória e, se possível de sermos servidos pelos demais.
Jesus, sendo Deus com o Pai e com o Espírito Santo, se esvaziou de sua condição divina e nasceu humilde numa estrebaria. Ele que sempre deveria ser honrado como rei porque tem toda glória e poder, ao invés de exigir dos seguidores que lhe lavassem os pés, lavou-os ele mesmo, mostrando com isso que não veio para ser servido, mas para servir. Jesus nos deu o maior exemplo de humildade. Ele morreu na cruz para nos dar o perdão por todos os nossos pecados. E ele disse: "Se eu, o Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz."
Que Deus nos ajude para que, seguindo o exemplo de Jesus, permaneçamos sempre humildes sabendo do amor que Cristo demonstrou por nós.
OREMOS: Pai nosso, aumenta em nós o teu amor para que, movidos por ele, saibamos servir como Jesus nos serviu. Amém!
Comentários
Postar um comentário