MORRER POR UM IDEAL
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros" Gl 5:13

O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira


     Lembremos em tempos passados, so dia 21 de abril, hoje feriado nacional. Era o Dia de Tiradentes, o alferes, o mártir da independência. Esse homem lutou arduamente pelo seu ideal: queria um Brasil livre, liberto da exploração, sem o jugo do mando estrangeiro, entregue às mãos de brasileiros. Por esse ideal, foi preso, torturado, condenado à morte e esquartejado. Seus restos mortais foram pendurados em postes na praça pública, para que o restante do povo visse e tivesse medo de defender seu ideal.
     Você não conhece a história de outro mártir que se deixou matar por um ideal? Eu conheço e tenho a certeza de que ela serviu de inspiração a Tiradentes. Estou falando da história de Jesus! Não é verdade que o filho de Deus se fez carne, habitou entre nós e, pelo ideal de nos libertar do pecado e nos garantir a salvação, foi preso, torturado e açoitado e pregado vivo numa cruz? Só há uma diferença: a de que a história de Jesus teve um outro fim: ao terceiro dia ele ressuscitou! E Tiradentes ficou apodrecendo nos postes...
      Ao subir o Monte Calvário, Jesus fez o que parecia impossível. Não pela atitude em si, mas pelo que isso representava, ou pela missão que Ele tinha a cumprir. Ao galgar o Calvário, Jesus ofereceu a própria vida, a fim de salvar a humanidade perdida. Todos seus inimigos consideravam essa missão impossível e achavam que nela, derrotariam Jesus. Achavam que fazendo Jesus morrer na cruz, ele ficaria coberto de vergonha, desprezo e esquecimento eterno.
       Mas veio a manhã da Páscoa e com ela o maior acontecimento da história: Jesus ressuscitou, saiu da sepultura. E para não deixar nenhuma dúvida de que vencera a morte e o pecado, Jesus apareceu a seus discípulos em diferentes situações.
       Veja: Jesus dispôs-se a morrer por um ideal! O ideal de nos salvar, de perdoar todos os nossos pecados e nos garantir uma vida eterna. Em  Lc 14:14  está escrito: "...a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos". Então que cada um de nós esteja sempre disposto a defender o ideal cristão. Que cada um de nós esteja firmado na Palavra, sempre pronto a levar e a pregar a Cristo a todos aqueles que não O conhecem. Que estejamos prontos a abdicar até mesmo de nossas vidas, por Cristo, pois a nossa recompensa virá dos céus e não através de glórias terrenas.
Oremos: Pai Amado, firma-nos cada dia mais e mais na certeza de que o seu Reino celeste será alcançado por nós. Ajuda-nos a nos mantermos livres e fiéis à sua Palavra, de forma que vivamos uma vida digna; que sejamos exemplos vivos de conduta condizente com tudo o que seu Filho nos pregou. Pai, faça com que cada vez mais procuremos ter o caráter de Cristo, de forma a sermos reconhecidos como seus filhos. Ajuda-nos para que não nos desviemos para a direita e nem para a esquerda, sendo merecedores da concretização de suas promessas para nossas vidas. Livra-nos de todas as tentações mundanas e carnais e faça com que o uso do livre arbítrio e da liberdade que o Senhor nos deu, não permita que pequemos e tampouco sejamos iníquos. Dá-nos amor e compaixão pelo próximo e disposição para servirmos àqueles que estão à nossa volta. Isso lhe pedimos, em nome de seu Filho Jesus Cristo! Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog