Hoje reproduzo aqui um devocional do Pr. Russel Shedd,como foi escrita, no qual adverte a Igreja a ensinar e priorizar Jesus Cristo, antes de qualquer outra atividade. Vemos Igrejas se declarando missionárias, outras disseminando a ação social, enquanto outras ainda se esmeram no preparo de levitas, pregadores, etc. No entanto, nada disso tem valor, se a essência não for a pregação da Palavra, através Jesus Cristo. Ele, a base de todo o Evangelho.
                                             Pra. Maria Luísa Duarte Simões Cedido





 A PALAVRA DE CRISTO

Pr.Russel Shedd



     

                                                      "Habite ricamente em vós                                                          a palavra de Cristo"
                                                            exortou  Paulo  aos 
                                                 colossenses (Colossenses 3.16). 
A expressão "palavra de Cristo" pode significar a palavra falada por Cristo, mas comunicada por algum membro da Igreja que tinha mais conhecimento sobre aquilo que Jesus ensinou durante sua jornada na terra.
     Cristo tinha comissionado seus discípulos a ensinar e guardar tudo aquilo que Ele mesmo lhes havia ensinado durante os anos em que conviveram. Os ensinamentos de Cristo provavelmente eram ouvidos com muito interesse, não sendo possível dizer quando os discípulos parafrasearam esse acervo de conhecimento. Tampouco podemos opinar se os seguidores tomaram notas em pedaços de papiro ou pergaminho, pois não há evidências. Mas o que podemos deduzir é que o interesse na "palavra de Cristo" era grande.
     Paulo era capaz de deixar clara a distinção entre o que Jesus havia dito e o que ele mesmo acrescentava, como fez quando abordou a questão do divórcio e da separação entre o marido e a mulher (1 Coríntios 7.10,12). Não custa lembrar que nessa altura não existia nenhum dos evangelhos, mas ainda sim Paulo conhecia detalhes daquilo que o Mestre havia passado para os apóstolos.
     Paulo, é bom lembrar, nunca visitou Colossos (Colossenses 1.4). Portanto, pode nos surpreender que exista nesta carta uma admoestação para uma igreja na pequena cidade de Colossos, no interior da Ásia, para que a palavra de Cristo habitasse ricamente nos corações de seus membros. Colossenses 3.16 revela os elementos do culto: palavra, ensino, exortação e cântico. A parte central do culto era comunicar os ensinamentos de Jesus e aplicá-lo às vidas dos cristãos novos. A riqueza do habitar dessa palavra nos corações se refere, certamente, à seriedade com que os irmãos deveriam receber a mensagem e se comprometer em guardá-la.
     Hoje não é diferente. Temos os quatro evangelhos repletos do ensino do Senhor Jesus Cristo, porém, isto não quer dizer que temos atitudes mais comprometidas com a obediência às ordens de Jesus. A seguinte admoestação deveria ser subjacente em todo culto e na própria leitura da Bíblia: "Habite em vós a palavra de Cristo". Um compromisso com o ensinamento de Cristo não pode faltar no culto e na vida.

Oremos: Senhor, faz com que a par da vocação missionária, levítica e social, possamos manter viva a chama de Jesus Cristo em meio à Igreja. Que Ele seja o alvo principal de nossas vidas. Que como tal, possamos passar a todos seus ensinamentos, de forma a firmarmos todos nossos irmãos sobre essa rocha.
     Pai Amado, ajuda-nos a extirpar de nosso meio toda interferência que prioriza outras atividades  antes do nome, ensino e exemplos de seu Santo Filho. Que possamos adotar o " Cristo em vós, esperança da glória" de Cl 1:27 como rema para nossas vidas e façamos Jesus Cristo, seus exemplos e Palavra conhecidos prioritariamente, antes de qualquer outra coisa ou atividade. É isso que lhe pedimos, em nome de Jesus. Amém!


    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog