VIRTUDES RECOMENDADAS 


   Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre"

Rm 12. 12


Sombra, Homem, Orando, Ilustração, Silhueta


     Se lhe recomendassem alegria, paciência e a perseverança como grandes virtudes a desenvolver, você acha que se sairia bem? As três são importantes e, talvez, nem tão difíceis de alcançar.

     Pois o apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, acrescenta complicadores a estas três virtudes. Ele sugere que a fonte de alegria não seja nenhuma experiência vibrante do presente.Que a alegria provenha da esperança de que as promessas de Deus venham se concretizar. Estas promessas dizem respeito especialmente à vida que está preparada para depois da morte. Esperança relativa à vida terrena envolve coisas previsíveis. Mas sentir alegria por um projeto para depois dessa vida é algo totalmente imprevisível, que só é possível crendo nas promessas de Deus. Este projeto já foi concretizado por Deus ao enviar Jesus. Ele, ao morrer na cruz, completou o projeto da nossa salvação. A fé em Jesus é a certeza de que, apesar de todos os problemas aqui, nós já temos o perdão e a vida eterna.

     Outro complicador recomendado é que se aguente com paciência os sofrimentos. Muita coisa nos faz sofrer. Mas a dor da traição, do desprezo, da rejeição daqueles que sempre prezamos, dói muito mais. Cercados por sofrimentos, devemos ser pacientes.

     Para muitos, pedir ajuda é humilhante. É reconhecer que não se tem recursos suficientes para alcançar algum objetivo. Paulo recomenda que se ore insistentemente a Deus, pedindo a sua ajuda. Pois quando humildemente reconhecemos a nossa fragilidade e a confessamos a Deus, estamos assumindo a postura adequada diante do todo-poderoso. E ele graciosamente está disposto a nos socorrer.

     Tudo isso só é possível quando estamos, pela fé, ligados a Cristo. Somente Deus pode nos conduzir a este equilíbrio e bem estar. Desta forma a vida se torna digna de ser vivida.


OREMOS: Ó Espírito Santo, dá-me alegria na esperança da salvação por Cristo;  paciência no sofrimento e perseverança na oração. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog