NÃO EXISTE "ALELUIAS"!

Antes de começar essa ministração, quero esclarecer uma coisa que me incomodou , e muito, num culto que fui pregar ontem. O pastor, ao abrir o culto, repetiu por mais de uma dúzia de vezes a palavra "ALELUIAS". Essa palavra não existe! Vejamos porque? Aleluia(ou Aleluiah, como adaptamos no Brasil) é uma transliteração do termo hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico padrão ou Halləlûyāh tiberiano), cuja primeira parte é "Hallelu" (הַלְּלוּ), que significa "Louvai! Adorai!" ou "Elogio"; e a segunda parte "Yah" (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus. Yah constitui a primeira metade do Tetragrama הוהי, (YHWH, IHVH, JHVH), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português como Javé ou Jeová. Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico.

Existe outra teoria que defende que a palavra "Aleluia" não tem nenhum significado especial e que seria a transliteração do ulular como exultação de alegria próprio do povo de Israel. Ainda hoje se pode encontrar entre as tribos semitas e africanas o costume de mostrar alegria através do ulular. Em defesa desta teoria está o fato de o nome de Deus aparecer truncado, mas o respeito que os hebreus tinham pelo nome sagrado de Deus nunca lhes permitiria semelhante irreverência.

Então, se você diz "Aleluias", no plural, está dizendo: " Louvai aos nossos deuses". E você, por acaso, tem mais que um? Por isso, senhores pastores, pregadores, aprendam que Aleluia é um grito de louvor de origem judaica, e em cultos e orações da maioria dos cristãos. A forma latina da palavra Aleluia é usada em muitos idiomas tanto por protestantes como por católicos em preferência à forma HalleluJah.

A palavra HalleluJah é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. A palavra Aleluia aparece 24 vezes no Antigo Testamento da Bíblia cristã, que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros Tanach (TorahNeviim e Kethuvim) do Judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos (em hebraico תהלים, Tehillim), com exceção do Salmo 135:3. Aleluia aparece junto com a palavra "amém" no Salmo 106:48.

A palavra Aleluia aparece quatro vezes no Novo Testamento, no livro do Apocalipse de São João, transliterado em grego como Αλληλούια. Portanto, a usem corretamente, no singular, nunca no plural. Vocês só tem um Deus!

Agora vamos à nossa Meditação do Dia.



OLHANDO PARA OS DOIS LADOS

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Eu me lembro dos teus julgamentos do passado e eles me confortam, ó Senhor" 

Sl 119.52



Lamborghini, Carro Desportivo, Low Rider, Rápido



        A pratica da fé cristã necessita de equilíbrio, de organização, de colocar tudo na medida certa.
        No Livro de Salmos, capítulo 19, versículo 52 está escrito:  "Eu me lembro dos teus julgamentos do passado e eles me confortam, ó Senhor".
        Esse texto se destaca principalmente por lembrar-nos da importância de olhar para trás. Precisamos reconhecer que a lei de Deus é muito mais do que mandamentos; são sugestões e orientações de um Pai que nos ama e quer cuidar de nós.
        Talvez uma boa explicação para esse Salmo seja a visão que temos quando entramos num carro para dirigi-lo. Quais são as coisas que vemos? O volante, os pedais, o painel de controle, o pára-brisa e os espelhos. Todos são importantes, mas dois deles dividirão a nossa atenção: o pára-brisa, também conhecido como vidro dianteiro, e o espelho. Para dirigirmos bem necessitamos dos dois.
        O espelho retrovisor nos ajuda a ver o que ficou para trás, ou o que está atrás. Deus nos convida a olhar para trás e reconhecer a sua amorosa atuação na história: na história do povo de Deus, na história mundial e também na história pessoal de cada um de nós. Fé significa lembrar o que passou e confiar no que ainda virá. Não temos dúvidas de que o Espírito Santo se encarrega desse processo em nossa vida.
        Mas não podemos limitar nossa vida a olhar só para o passado. Por isso os espelhos são bem menores que os pára-brisas. Passamos mais tempo olhando para a frente, para o que ainda virá. Em nossa vida precisamos olhar adiante, identificar caminhos e oportunidades, tomar decisões, estabelecer aonde queremos chegar.
        Às vezes, carregados de culpas, vivemos somente do passado, esquecendo que quando Deus nos perdoa através de seu Filho Jesus, o Cristo, ele realmente esquece o que fizemos de errado. Em outros momentos não conseguimos viver o presente porque estamos com o pé no passado, ocupando o nosso tempo somente com lembranças de outras épocas, de outras pessoas, de outras situações.
        O passado nos ajuda a viver, assim como os espelhos nos ajudam a dirigir. Mas a vida tem uma outra dimensão e outro enfoque: é do tamanho de um pára-brisas, para mostrar todas as oportunidades que temos em cada dia. Olhemos para a frente, sem esquecer que o passado nos ajudou a chegar até aqui.

OREMOS: Senhor, quando a minha mente está ocupada demais com as coisas de hoje, ajuda-me a olhar para trás e confiar no teu amor e na tua misericórdia. Amém!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog