NÓS E A MANIA E IMPUTARMOS RESPONSABILIDADE
AOS OUTROS: A  MORTE DE LÁZARO

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio

"Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou despertá-lo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro"
Jo 11.11, 13




Por que Jesus deixou Lázaro morrer?





        Jesus chorou ao se encontrar com as irmãs de Lázaro. Mas não chorou pela morte de Lázaro, que sabia que ia ressuscitar. Chorou por sua ausência criticada, por ter recebido na cara que se chegasse mais cedo, ele não teria morrido e todas as responsabilidades que lhe atribuíram. Chorou de tristeza, de desencanto ao saber que as irmãs de Lázaro, que o conheciam, sabiam que ele era Deus e fazia prodígios e maravilhas, agora o criticavam. Ele havia curado tanta gente e não poderia ter evitado essa morte? Mas algo grandioso estava  preparado por Deus.
        Jesus vai até a sepultura e pede que a abram. E lá vem a desculpa humana, para não fazer aquilo que está ao nosso alcance, que é da nossa alçada: a irmã de Lázaro se opõe, dizendo: "Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias"Jo 11.39. E Jesus não se mexe! Deus não faz aquilo que NÓS podemos fazer! Esperou até que tirassem a pedra. E ao tirarem a pedra, Jesus faz uma oração e ordena: "Lázaro, vem para fora!"Jo 11.43. E Lázaro que estivera morto, saiu e muitos daqueles que viram, passaram a crer em Jesus.
        O que fez Jesus chorar foi ver que ambas as irmãs de Lázaro, Maria e Marta, que o conheciam e sabiam quem era, achavam de que nada adiantaria remover a pedra do túmulo, pois estavam descrentes, céticas, sem fé. Isso porque fazer Lázaro reviver era uma tarefa impossível para os homens. Mas não para Deus. No entanto, remover a pedra era uma tarefa  que os homens podiam fazer. E, como se negaram, a princípio, Jesus esperou e deixou esse trabalho a cargo deles.
        Qualquer milagre exige uma parceria entre Deus e o homem. O homem entra com sua fé, seu crer e Deus entra com a ação no supranatural, onde só Ele pode agir. Se o homem não entrar com a sua parte ( aqui no caso, tirar a pedra), Deus não vai descer do excelso céu, para fazer isso por ele! Se o homem não entrar , como já disse, com sua parte, a fé, o milagre não vem, não acontece, pois segundo a Bíblia em Hebreus 11.6, "Sem fé é impossível agradar a Deus".
        É claro que Deus, se quiser, pode fazer  tudo sozinho. Mas agrada a Deus a fé depositada nele pelo homem. O Salmo 37.4 diz: " Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração "
        No episódio que estamos  analisando hoje, há o versículo mais curto da Bíblia em João 11:35 : "Jesus chorou." Os judeus interpretam esse choro como seu amor por Lázaro. Mas se ele sabia que ia ressuscitá-lo, choraria porque? Eu, em meu humilde conhecimento teológico, acho que Jesus chorou ao  receber as chapoletadas que vindas de Marta e Maria, que o conheciam, sabiam de seus milagres, sabiam que era o Salvador e duvidaram do que ele fazia. Uma, ao vê-lo, já foi gritando que ele havia chegado tarde, que se tivesse chegado antes, Lázaro não teria morrido...Imputou-lhe culpa! E a outra não quis tirar a pedra, pois achou que exalaria o mau cheiro da podridão. E o que exalou ali, foi apenas o mau cheiro da incredulidade. Se não removermos a pedra da incredulidade, se não exercermos nossa fé, não podemos dizer como Jó: " Antes  e te conhecia  de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem" 42.5.
        A verdade é que a incredulidade e o culpar aos outros, nos cega! Sempre encontraremos uma pedra no meio de nosso caminho. Mas o problema não são as pedras e sim o que fazemos para tirá-las! Querem exemplos? Aqui vão: 
        -Para Moisés a pedra foi o papel perfeito para escrever os mandamentos de Deus;
        -Para Gideão, pedras foram necessárias para reedificar o altar;
        -Para Jacó, a pedra foi o travesseiro de seu descanso:
        -Para a mulher adúltera, as pedras no chão foram o maior livramento recebido;
        -Para Davi, pedras foram a munição da arma  com que ele derrubou e abateu o gigante...e vai por aí afora...
        O problema não são as pedras. São o que elas geram dentro de nós. Elas tanto podem destruir, como serem usadas para a construção de alguma coisa bonita e forte. Pedras machucam? Sim! Mas as marcas que deixam são marcas de um sofrimento que não foi nem maior nem menor e nem mais forte do que o amor por quem está nos esperando no fim do caminho: Jesus, o Cristo. Se permitirmos, pedras vão nos derrubar. Mas não vão nos parar. E vão nos tornar mais astutos e resistentes, firmes e constantes do que as poucas feridas que nos causaram.
        Então parem de ficarem nessa inércia mortal! Tirem a pedra e deixem Deus fazer o resto! Lembre-se de MT 7.24 que nos diz que a casa  edificada sobre a rocha não será abalada! Ou seja: não é sobre derrubar ou destruir. Não! A rocha está lá para que a casa seja construída  sobre ela, O nosso erro está em a usarmos como desculpa para permanecermos no chão. Deus permite uma pedra no meio do caminho, para nos ensinar a caminhar...
        A pedra que tapou o santo sepulcro, para muitos significou o fim...Mas para Jesus e aqueles que nele crêem, foi a porta que se abriu para a reconciliação entre o nosso Deus e quem somos! Paremos de jogar a responsabilidade sobre os outros! Lapide suas pedras, pois pode haver um tesouro escondido numa delas. Lembre-se que o mais lindo e valioso diamante, um dia foi carvão e pedra bruta!
        Assuma as responsabilidades do que pode fazer nesse mundo.Mexa-se! E deixe para Deus aquilo que só ele, no supranatural, pode providenciar. Pare de arranjar desculpas ou culpados para sua inércia. E verá como sua vida vai mudar. E Jesus nunca mais vai chorar de tristeza por causa de você ou de mim...

OREMOS: Pai, tira as escamas dos nossos olhos para que saibamos como e quando devemos agir. Tire dos nossos lábios a acusação vazia, que sempre procura uma pessoa ou uma coisa a quem delegar a culpa da nossa inércia. Depositamos em suas mãos  a nossa fadiga e nossa luta. Ajuda-nos! Nós te agradecemos, meu Pai porque carinhoso e envolvente cuidaste de nós em todas as horas. Agradecemos sua fidelidade em nossas vidas, as promessas que recebemos, vimos recebendo e ainda receberemos. É nessa fé, em sua promessa de estar conosco todos os dias e em todas as situações que cremos e entregamos nossas vidas em suas mãos, sem nos acomodarmos, fazendo a parte que nos cabe nessa parceria milagrosa que se chama socorro de Deus. Obrigado Pai e Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog