PROCURANDO O MEIO MAIS FÁCIL
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona"
Romanos 5. 3-5
Trabalho Mãos Escultor Pedreiro
Já há algum tempo venho notando que alguma coisa na mente humana faz com que ela procure sempre o caminho que tenha menos empecilhos, a maneira mais fácil de se fazer alguma coisa. Na verdade, nos, enquanto carne, procuramos sempre um caminho que exija menos investimento de suor (trabalho) e lágrimas (esforços penosos).
No entanto, a história nos ensina que essa tática do "mais fácil" raras vezes é o caminho certo para alcançarmos o sucesso duradouro...
Na área do show business, ouvimos muito sobre pessoas que alçaram sucesso da "noite para o dia". Era um ilustre desconhecido e de repente, de um dia para o outro, passa a estar na boca de todo mundo, quer seja com músicas ridículas como Éguinha Pocotó, chacoalhando bumbum como Carla Perez ou acertando um papel em um filme e novela e virar estrela, como muitos, tais Isis Valverde, Rodrigo Santoro, Rodrigo Lombardi, Juliana Paes etc. A verdade é que o povo, de uma hora para a outra, passa a comprar CDs e o cara recebe o disco de ouro, com um hit ridículo, colo Clementina, de Tiririca. Vira celebridade instantânea e, aproveitando-se disso, vira também político.
Do anonimato ao estrelato é um piscar de olhos de uma pessoa que não tem nenhuma preparação e, se bobear, entra nas drogas: toma remédios que a "liguem" para conseguir faturar muito e cumprir a agenda de shows. Depois, para "desligar", é obrigado a tomar outra droga que "corte"o efeito do chamado "arrebite". E daí para as drogas mais pesadas, é outro piscar de olhos. Só assim o sucesso instantâneo se torna possível...
Eu li um livro de Gary Highfield, chamado "When want to'Becomes Have to', ou traduzindo: "Quando 'quero', se torna "preciso". Nesse livro ele detalha sua infância difícil, cheia de experiências tristes e marcantes. Já adulto, casado, com esposa e três filhos, tinha um trabalho por hora que não lhe dava perspectiva alguma e mal lhes permitia a sobrevivência. No entanto ele queria uma vida melhor! E foi quando o "quero"se transformou no "preciso. Lembremos que essa transformação pode ter dois lados: o de se envolver com alguma porcaria, como drogas, ou o de fazer o necessário para alcançar suas metas. No caso do autor supra citado, ele montou um programa de autodesenvolvimento, que o livro relata e apresenta princípios de sabedoria que ele adquiriu ao longo dos anos, com trabalho duro e determinação. Ele se recusou a desistir! Trilhou uma rota difícil, mas se recusou a aceitar o fracasso e a alternativa de ser vítima da situação. Deu uma guinada em sua carreira e se transformou, de um trabalhador braçal, que ganhava por hora, num sucesso de vendas e empreendedorismo.
Nos dias de hoje, muitas pessoas aparecem prometendo "direitos" àqueles que tem uma situação desfavorável. Cuidado! O que Gary compreendeu foi que o único direito que tinha era utilizar os talentos e habilidades que Deus lhe dera, para alcançar suas metas e sonhos. Hoje, com uma vida estabilizada, ele se dedica até a ajudar outros em circunstâncias similares!
Vejamos o que diz a Bíblia. A bíblia diz que:
1-Sofrimentos servem para nos fortalecer
Os trancos da vida constroem em nós uma resistência. É como se fôssemos atletas que após anos de treinamento, obtivéssemos rendimento melhor que nossos desafiadores.
2-Não existe solução rápida
Todo mundo deseja obter sucesso do dia para noite. Um sucesso instantâneo. Na verdade, querem receber, sem se esforçar. E isso não existe! Fazermos um plano, mesmo que ele exija tempo para nos levar à sua consecução, é essencial! Só assim alcançaremos a meta prometida! Em Provérbios 21.5 está escrito: "Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria".
3-Lutas nos moldam e adestram
O trabalho árduo nos refina a transforma em quem queremos nos tornar. Olhe o exemplo da lagarta. Ela tem grande dificuldade em sair do casulo e se transformar em borboleta! Mas precisa de tudo aquilo para que os fluidos de suas asas sejam ativados, seu esforço recompensado e ela possa, de uma lagarta, se transformar numa linda borboleta, que voa e nos encanta! Assim é na nossa vida! O trabalho árduo é o que nos transforma naquilo que queremos nos tornar. Para terem certeza, leiam Tiago 1. 2-4, onde está escrito: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".
OREMOS: Senhor Deus e Poderoso Pai: eu entendo que as dificuldades colocadas em nossas vida, são para nosso aproveitamento. Entendo que não existe caminho fácil, nem atalho a se tomar. Peço o seu amor para com a minha vida e a orientação de seu Santo Espírito, para que eu possa alcançar os meus sonhos. Por isso lhe agradeço por cada pedra colocada no caminho, cada dificuldade superada, cada obstáculo vencido. Tenho fé que pelo seu amor e misericórdia, me guiará pelo reto caminho e chegarei aonde sonhei. Em nome do meu Redentor, Jesus, o Cristo de Deus, Amém!
Comentários
Postar um comentário