A VERDADEIRA MENSAGEM
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado."
Jo 20.6,7
Uma das especulações que surgem na época da Páscoa é a discussão que se faz em torno de um lençol, chamado de sudário (para quem não sabe, por definição sudário era um pano com que se limpava o suor ou espécie de lençol com que se envolve o cadáver, mortalha), no qual a figura de Jesus teria ficado gravada. Algumas pessoas adoram esse lençol como um objeto sagrado. Mas será que existe algo assim, ou tudo não passa de uma farsa?
O texto bíblico de hoje, do evangelho de João, aponta para um detalhe esquecido nessa discussão. É o fato de que o lençol com que o corpo de Jesus foi envolvido não era a única peça que cobria o corpo do Salvador. Havia também um lenço, e este, separado do lençol, cobria a cabeça do Mestre. Assim, se a figura de Jesus tivesse ficado impressa, esta impressão deveria aparecer em duas peças- no lençol e no lenço- e não em uma só como aparece no sudário.
Mas seja como for, o sudário, o lençol e o lenço não são artigos de fé. Eles apenas indicariam que o corpo de Jesus naquela manhã de domingo, não estava mais na sepultura. E acrescento mais: meu filho estudou no Politécnico di Torino. E o sudário estaria em exposição na catedral de Torino. Pois NUNCA consegui vê-lo! Havia sempre uma desculpa: a catedral estava em reforma, o tempo não era propício e poderia deteriorar a peça, etc. Mas mostrar, expor o sudário que é bom...nada...E, voltando ao assunto de que a única coisa que ele atestaria seria que Jesus não estava em seu túmulo, temos a dizer que Ele havia ressuscitado e deixado o lençol e o lenço em lugares separados dentro da sepultura. A ressurreição de Jesus, esta sim, é artigo de fé. Se ela não tivesse acontecido, o seu nascimento, a sua vida e a morte não valeriam mais que o nascimento, a vida e a morte de qualquer outra pessoa. Mas o fato da ressurreição ter acontecido, nos indica que Jesus tem poder sobre a morte e que Deus Pai aceitou e aprovou a vida e o sacrifício que Jesus realizou. Também garante que tudo quanto Jesus ensinou é verdade, e que também nós viveremos conforme ele mesmo ensinou quando disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive em mim nunca morrerá"Jo 11.25,26
Nestas palavras reside a importância da Páscoa. A ressurreição de Jesus, o Cristo de Deus, é a garantia da vida eterna para todos os que crêem. Por isso podemos celebrar a festa da ressurreição de Jesus, o nosso Salvador. Com sudário ou sem ele, pois nossa fé está alicerçada no Filho de Deus e não num pedaço de pano.
OREMOS: Graças te damos, Senhor, por teres ressuscitado dentre os mortos, e que também nós, pela fé em ti, viveremos eternamente. Amém
Comentários
Postar um comentário