ASSIM COMO EU VOS AMEI!

Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio


"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros"

Jo 13. 34,35


Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos.... Frase de João 13:34-35.



            Estas palavras de Jesus são por si só um dos mais profundos apelos aos sentimentos humanos: amar-nos uns aos outros, assim como ele nos amou! Mas se considerarmos a ocasião em que ele proferiu estas palavras, este apelo se torna ainda mais significativo. Jesus proferiu as palavras do nosso texto momentos antes de ter despedido Judas Iscariotes, seu traidor, para ele ir e executar os seus planos; pouco depois de ter lavado os pés dos discípulos; pouco depois de explicar aos seus discípulos a missão que ele veio cumprir no mundo: sofrer e morrer pelos pecadores.

            Foi então, nesse contexto de dor, sofrimento e humildade que ele disse: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." Este é um novo mandamento porque, diferente de todos os outros, este mandamento se baseia no amor que Cristo ofereceu ao permitir que fosse sacrificado, morto e sepultado. Este mandamento é novo, porque ninguém nos amou como Jesus nos amou. Ele, que não tinha pecado nenhum, Ele, que fez isso por amor a você, a mim, e a todos os pecadores. Ele, que comprovou a sua divindade e aprovação de seu Pai Celestial, ao ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia. Ele não fez isso porque o merecemos, mas porque Ele é Deus e Deus é amor como apregoa 1 Jo 4.16 ao dizer: " E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. "

            Pela fé, o amor de Jesus enche as nossas vidas. E é por isso que ele diz que o amor deve se manifestar em nossas vidas e no relacionamento com as pessoas que nos cercam. Sim, porque o amor é a marca, o distintivo que nos identifica como seus discípulos e seguidores. Isto está claro nas palavras finais do nosso texto bíblico onde Jesus diz: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." 


OREMOS: Ninguém nos amou/ como o Filho de Deus,/ que a glória deixou/ nas venturas dos céus/ fazendo-se igual/ ao homem mortal./ Se Cristo, o SEnhor/ como nunca ninguém/ nos deu tanto amor/vamos todos também?com fé o adorar/ e o amar sem cessar. (Hinário Luterano 269.1,4). Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog