A RAIVA É PREJUDICIAL
Pra. Maria Luísa Duarte Simões Credidio
"Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova"
Tg 1.19, 20
Furioso Chateado Pessoa Mulher Com Raiva Estress
É muito fácil ficar com raiva. Basta que alguma coisa não dê certo ou que alguém nos contrarie, e já perdemos o bom humor. O dia-a-dia, com seus problemas e as suas dificuldades também contribui para ficarmos com raiva.
A raiva pode ser comum, mas a Bíblia diz que devemos demorar para ficar com raiva. Na verdade a raiva é muito prejudicial. Ela prejudica a nossa saúde. Muitas doenças têm a sua origem na raiva, que faz a pressão subir e, por isso, prejudica o coração. Muitos problemas do aparelho digestivo se devem ao mau humor e à raiva, tais como gastrite e úlcera. Muitas pessoas já perderam a vida em momentos de raiva. Por isso, quanto mais bem humorados formos, mais saudáveis podemos ser.
Mas a raiva também é prejudicial porque ela afeta o relacionamento com as pessoas com quem convivemos.
Ninguém gosta de uma pessoa sempre irritada. Isso afeta o casamento, a vida em família e o ambiente de trabalho. Em meio a acessos de raiva, perde-se o controle emocional e grandes injustiças podem ser cometidas. Amizades fortes podem ser desfeitas. Para consertar erros cometidos em momentos de raiva, leva-se muito tempo e, às vezes, o esforço é em vão. É muito importante controlar o mau humor e a raiva.
O apóstolo Tiago diz que a raiva é prejudicial "porque não produz a Justiça de Deus". Em outras palavras, ele diz que a raiva não permite que façamos o que Deus espera que os seus filhos façam. Na hora da raiva nem lembramos o que Deus pede de nós; o amor a Deus e ao próximo é completamente esquecido; somos levados a mentir, matar, difamar, ofender, machucar e desmoralizar. Isso quer dizer que no momento da raiva cometemos inúmeros pecados que desagradam a Deus. Por isso, diz o apóstolo Tiago, é bom que o homem não se irrite e fique com raiva, porque isso é prejudicial.
Deixemos a raiva e o mau humor de lado, e cultivemos a paciência, lembrando sempre que Deus acompanha todos os nossos passos.
OREMOS: Senhor meu Deus, ensina-me a ser paciente como Jesus, que suportou todo o seu sofrimento na cruz para me salvar, sem uma única palavra de reclamação. Assim eu poderei ser mais amável e mais feliz. Amém.
Comentários
Postar um comentário